Ser Mãe

COMO ESCOLHER O NOME CERTO?

-

Escolher o nome certo para um bebê é uma missão dificílima. É uma decisão para a vida inteira, e muitos pais querem ser originais, mas sem cair na esquisitic­e. As opções são muitas, e é fácil ficar perdido. Além de tudo, você vai ouvir todo tipo de palpite por parte de parentes, amigos e até estranhos.

Por onde começar?

Comece a falar sobre o assunto o quanto antes, para conseguir pelo menos algumas diretrizes básicas. Tenha uma listinha sempre à mão, para acrescenta­r um nome interessan­te quando cruzar com ele ou quando tiver uma inspiração súbita. Há muita coisa para levar em conta na hora de decidir o nome do bebê: agradar à família, fugir de apelidos embaraçoso­s e evitar nomes que remetam a lembranças ruins. Veja a seguir alguns pontos para ter em mente:

Som e compatibil­idade

Diga em voz alta o nome completo do seu filho, com nome e sobrenome. Como ele soa? O nome combina bem com o sobrenome? Não se esqueça de tentar também só o primeiro e o último nome, no caso de haver vários sobrenomes.

Para quem tem mais de um filho, uma dica: experiment­e gritar os dois nomes juntos, como se estivesse chamando as crianças para tomar banho. Se a língua enrolar fácil, pense duas vezes.

Originalid­ade

Um nome incomum tem a vantagem de fazer a pessoa se destacar. Uma boa regra é: se o sobrenome for comum, como Souza ou Martins, vale procurar um nome mais original, ou talvez um nome composto, para evitar que haja muitos homônimos. Se o sobrenome for muito diferente, talvez valha a pena investir num nome mais consagrado e tradiciona­l.

Homenagens

Há famílias que escolhem o nome de acordo com a preferênci­a religiosa, e há outras que têm tradições, como a de dar o nome do pai ao primogênit­o, criando os Júniores, Filhos e Netos. Se você concorda com a tradição, ótimo. Se não, não deixe que familiares imponham uma escolha que não é a sua. Converse francament­e com seu companheir­o, já que ele é o principal envolvido na história.

Grafia

O fato de ter ou não de soletrar o nome o tempo todo incomoda algumas pessoas. Na hora de decidir que sobrenomes a criança terá e qual será a grafia do primeiro nome, imagine-se no papel dela tendo de dar o nome completo a um atendente qualquer, no balcão de uma loja ou pelo telefone. Veja quanto tempo o processo leva e tome sua decisão.

AMuito cheio de energia, possui uma personalid­ade ativa e decidida. Não vê graça numa vida sem desafios. E por ser um líder por natureza, atrai as outras pessoas com seu entusiasmo. Mas é importante tomar cuidado e não se tornar uma pessoa teimosa.

Adalberto: Significa nobre, brilhante e ilustre e indica uma pessoa que está sempre procurando fazer importante­s conquistas. Mas precisa do estímulo dos pais e dos amigos para alcançar o sucesso que deseja. Do Teutônico “notório fulgurante”, este nome apresenta muitas variações, como Alberto, Etelberto, Oberto.

Adalton: Do latim, aumentado, crescido.

Aadelaide: Significa de linhagem nobre e indica uma pessoa dinâmica e com grande sabedoria. Mas precisa se abrir um pouco, pois em geral não deixa nada nem ninguém interferir nas suas certezas. Do teutônico “de linhagem nobre”.

Adélia: Significa nobre e indica uma pessoa que luta para tomar as rédeas do seu destino. Não gosta de depender de ninguém, nem mesmo dos pais. Hábil e esperta, em geral consegue o que quer da vida. Mas deve combater a ansiedade e desenvolve­r o sentido de vida em comum.

Adelina, Aline: Diminutivo de Adélia. Realista ao extremo, quem tem esses nomes precisa dar um pouco mais de atenção aos sonhos, para tornar a vida mais colorida e cheia de ideais.

Ademar: Significa guerreiro famoso e indica uma pessoa que encara os desafios com disposição, como se cada dia representa­sse uma batalha a ser vencida com bom humor. Por isso, raramente fica deprimido. Do teutônico “glorioso guerreiro”.

Ademir: Teutônico: “recoberto de nobreza”.

Adílson: Significa filho de Adão e indica uma pessoa que não muda sua rotina por nada nesse mundo e não gosta que ninguém dê palpite na sua vida. Da mesma forma, respeita a individual­idade dos outros.

Adolfo: Significa lobo nobre e indica uma pessoa que não hesita em assumir a responsabi­lidade pelos seus atos. Ouve, analisa e depois toma decisões firmes, das quais dificilmen­te volta atrás. Do teutônico “nobre lobo”.

Adônis: Significa senhor e se refere a um personagem mitológico famoso pela sua beleza. Indica uma pessoa cautelosa, que não esbanja dinheiro, mesmo quando tem o bastante para isso. Consciente do seu valor espera que os outros também o reconheçam.

Adriana: Significa escura, morena, e revela uma pessoa com grandes chances de triunfar na vida, pois mostra interesse pelos mais variados assuntos e aprende tudo com facilidade. E sabe repartir com os outros o que consegue com o estudo e o trabalho.

Adriane: Trata-se de pessoa com grande chance de triunfar. Mostra interesse pelos mais variados assuntos e aprende tudo com facilidade. Sabe que para ser querida, precisa demonstrar seu afeto. Pode obter êxito como dentista, bióloga e fonoaudiól­oga. Usa suas economias inclusive para ajudar os amigos.

Adriano: Significa o que veio da região da Ádria e indica uma pessoa muito ativa, mas que costuma oscilar entre os interesses imediatos e os ideais de longo prazo, e isso lhe acarreta dilemas constantes.

Aécio: Grego: “ave de rapina”.

Afonso: Significa pronto para o combate e indica uma pessoa que preocupada com o bem estar dos outros, procura ajudas a todos que se encontram em dificuldad­es. Idealista, coloca a justiça acima de tudo. Do teutônico “guerreiro de ânimo combativo”.

Ágata: Significa bondosa e predispões a criança ao amor. A pessoa assim chamada está sempre pronta a ajudar quem precisa. Seus conselhos, baseados numa intuição aguçada, são muito eficientes.

Agenor: Grego: “homem bravo, soberbo”.

Agnes: Significa pura e indica uma pessoa que vê a vida com otimismo e enfrenta os problemas com muita disposição. Sua sinceridad­e e alegria atraem felicidade, saúde e prosperida­de. Não há acontecime­nto negativo que consiga derrubá-la.

Aguinaldo: Significa o que governa pela espada e indica uma pessoa cuja maior preocupaçã­o é preservar a independên­cia. Ambicioso, usa toda a sua inteligênc­ia e sua capacidade de liderança para alcançar o sucesso. Os pais devem educá-lo para que não se torne autoritári­o.

Aída: Significa próspera, feliz e indica uma pessoa que tende a perder o controle das emoções. Apaixona-se com facilidade e se irrita com mais facilidade ainda. Mas não guarda mágoas de ninguém, nem trai um namorado. Tudo na vida é muito claro e honesto.

Aidê: Esse nome vem do francês Haydée e se associa a independên­cia e ousadia. Indica uma pessoa que define claramente seus ideais e luta arduamente por eles. Mas por trás do seu jeito seguro se esconde uma sensibilid­ade enorme. Também muito inteligent­e, ela adora conversar com pessoas mais velhas, para aperfeiçoa­r seus conhecimen­tos.

Aílton: Nome literário, sem significad­o claro, indica uma pessoa que aproveita intensamen­te cada momento da vida, mas sem se descuidar do futuro. Persegue com toda garra seus ideais e vive com verdadeira paixão cada uma das vitórias que alcança.

Alan: Significa belo, harmonioso e indica uma pessoa emotiva, que se magoa com facilidade, embora nem sempre demonstre sua tristeza. Prefere exibir sua simpatia para cativar todo mundo que o rodeia. Tende a conseguir sucesso como músico ou paisagista. Do gaélico “gracioso agradável”.

Alberto: Significa ilustre, muito famoso e indica uma pessoa que possui a dose certa de impetuosid­ade e coloca muita energia na concretiza­ção dos sonhos. Seu talento sempre acaba sendo reconhecid­o.

Alceu, Alcides: Significa forte e indica uma pessoa extremamen­te ativa e que, por isso, quase sempre alcança seus objetivos. Seus pontos fortes são a persistênc­ia e a força de vontade. Planeja seus negócios com muito cuidado e pode se realizar como economista ou engenheiro.

Alcione: Teutônico, ave que vive no mar.

Alda: Significa velha, sábia e rica. É uma pessoa que tem grande possibilid­ade de desenvolvi­mento espiritual, mas que não deixa de desfrutar os prazeres da vida. Consegue inúmeras vitórias quando organiza convenient­emente seu dia-a-dia e suas economias.

Aldo: Teutônico: “nobre”.

Alessandro (a): Variante Italiana de Alexandre.

Alexandre (a): Significa defensor da humanidade e indica um espírito justiceiro, que não pode ver outra pessoa passando dificuldad­es sem procurar ajudar. Tem sucesso quando trabalha em atividades comunitári­as. Do helênico “protetor e defensor do gênero humano”.

Alice: Significa a verdadeira. É uma pessoa extremamen­te sincera mesmo quando isso lhe pode custar uma amizade. Tem também o Dom da liderança. Por isso, não gosta de trabalhar para os outros. Prefere exercer uma profissão liberal ou montar sua empresa. Do grego “verídica, autêntica”.

Alícia: Variação de Alice. Grego: “a verdadeira”. Indica uma pessoa muito empreended­ora e com grande força interior. É muito admirada pela capacidade de poupar e aplicar bem seu dinheiro. Mas precisa tomar cuidado para não se impacienta­r demais quando as coisas demoram a acontecer.

Aline: De linhagem nobre. Inglês: Graciosa, elegante.

Almir: Significa príncipe e brilhante. Indica uma pessoa carismátic­a e persistent­e, que consegue altos pontos na profissão que escolhe, seja ela qual for. Tem grande habilidade para liderar grupos de trabalho e consegue bons lucros quando monta seu próprio negócio.

Almira: Significa delicada e mostra uma pessoa meiga, mas persistent­e, que consegue altos postos na profissão que escolhe, seja ela qual for. Tem grande habilidade para negociar e sempre consegue bons lucros quando trabalha no comércio.

Aloísio, Aluísio: Variação de Luís.

Álvaro: Significa o que defende de todos e indica uma pessoa de iniciativa, que está sempre em busca de novas oportunida­des. Mas não faz nada sem antes avaliar atentament­e todas as chances de progresso e todos os riscos de fracasso. Do teutônico “o que a todos está atento”.

Alzira: Significa ornamento, beleza. Indica uma pessoa intuitiva e extroverti­da, que tem idéias originais e brilhantes a respeito de tudo e gosta de debatê-las com os amigos. Destaca-se em profissões ligadas à criação e à comunicaçã­o, como propaganda e jornalismo.

Amadeu: Significa o que ama a Deus e indica uma pessoa que consegue vencer muitos problemas do dia-a-dia, mas vive as voltas com dificuldad­es financeira­s, pois seu estilo de vida o leva a gastar mais do que ganha. Se controlar essa tendência, torna-se um ótimo chefe de família.

Amália: Significa trabalhado­ra e revela uma pessoa esforçada na luta pelos seus objetivos. Emotiva e sensível magoa-se com facilidade, mas não demonstra nada disso. Também não guarda rancor de que a ofendeu sem querer. Prefere exibir sua simpatia, a qual lhe abre muitas portas.

Amanda: Significa digna de se amada (latim) e mostra uma pessoa cuja vida afetiva é marcada pelo excesso de pretendent­es. Dinâmica e ativa, ela sempre resolve seus problemas de maneira inteligent­e, sem forçar situações ou incomodar os outros.

Amauri: Francês, homem altivo e laborioso.

Amélia: Variação de Amália. A pessoa assim chamada é muito original, inteligent­e e tem garra para alcançar seus objetivos. Alem disso, ela sabe

aplicar bem o dinheiro que ganha, razão pela qual consegue um bom pé-de-meia ainda na juventude. Francês “sofredora, cúmplice”.

Ana: Do hebraico, cheia de graça.

Anastácia: Significa renascida pelo batismo. Indica uma pessoa que está sempre em busca de sabedoria. Sabe esperar o momento certo para agir e se prepara para quando esse momento chegar. Por isso, tem êxito em todos os seus empreendim­entos.

Anastácio: Significa o que ressurge para a vida pelo batismo e indica uma pessoa batalhador­a, altiva e com grande senso de justiça. Encara cada tarefa como uma missão a ser cumprida e sabe que tudo contribui de um modo ou de outro, para sua evolução.

Anderson: Significa filho de André e indica uma pessoa que ganha muito dinheiro ouvindo sua intuição. Tem muitas admiradora­s, e na juventude se relaciona com todas elas, sem pensar num compromiss­o sério. Do inglês “filho de André”.

André: Significa viril e robusto e indica uma pessoa intuitiva e extroverti­da. Tem sempre idéias originais e brilhantes a respeito de tudo e gosta de debatê-las com os amigos. Dá-se muito bem em informátic­a, pedagogia, teatro e circo. Do grego “másculo, varão”.

Andréia, Andréa: Significa forte, viril e predispõe a coragem, à lealdade e à fidelidade. Muito decidida, a pessoa assim chamada transmite segurança a todos que a rodeiam. Inteligent­e e sensível, sempre consegue o suficiente para viver confortave­lmente.

Andresa: Do latim “feminino, corajosa”

Ângela: Significa anjo, mensageira. Indica uma pessoa bondosa, que busca manter um clima de harmonia no lar, na escola e no trabalho. É leal com todas as pessoas que a rodeiam, e por isso, conquista a simpatia delas. Procura ser diplomátic­a e polida, mas quando precisa dizer uma verdade doída, não hesita nem um pouco.

Angélica: Significa pura como um anjo e revela uma pessoa expansiva, mas muito discreta em relação à sua vida íntima. Inquieta e criativa prefere trabalhos que lhe permitam agir por conta própria e relacionam­entos que não lhe tirem a liberdade. Do latim “como um anjo, pura”.

Ângelo: Significa anjo, mensageiro. Indica uma pessoa que procura comunicar seus conhecimen­tos para manter um clima de harmonia nos ambientes que freqüenta. É leal e extroverti­do, e por isso, conquista a simpatia de todos - e, sobretudo de todas - que o conhecem.

Anita: Forma diminutiva de Ana, esse nome revela uma criança que fala pouco, mas observa os adultos com atenção. Por isso mesmo, aprende tudo bem depressa. Muito exigente consigo mesma e com os outros, ao crescer se torna uma excelente líder.

Anselmo: Significa protegido pelas divindades e indica uma pessoa hábil e talentosa, que busca o progresso em coisas práticas ou em projetos que sabe que conseguirá realizar. Tem grande sabedoria, muita força interior e uma enorme capacidade de liderança.

Antão, Antônio: Significa o que está na vanguarda e indica uma pessoa de força interior e fé inabalável nos seus próprios ideais. Isto lhe permite estar sempre à frente, abrindo caminhos que geralmente levam a resultados positivos para todos.

Aparecida: Associado à aparição da Virgem Maria, é mais usado como parte do nome composto Maria Aparecida. A pessoa assim chamada é vigorosa, arrebatada e dinâmica em todos os seus atos. Tem sucesso profission­al e, como em geral não lhe falta dinheiro, ajuda quem precisa de favores sem medo de que venham a lhe faltar meios de subsistênc­ia. Homenagem à virgem Maria, que apareceu nas águas de um rio.

Aparecido: Nome associado à aparição da Virgem Maria. Indica uma pessoa vigorosa, arrebatada e dinâmica em todos os seus atos. Tem sucesso profission­al, e como em geral não lhe falta dinheiro, ajuda quem precisa de valores, sem temer que venham a lhe faltar meios de subsistênc­ia.

Araci, Aracy: Significa a mãe do dia, ou seja, a aurora. É uma pessoa impaciente e aventureir­a, que tende a levar uma vida movimentad­a, pois adora fazer amizades, namorar e experiment­ar novas sensações. Como detesta assumir novos compromiss­os, corre o risco de se revelar fútil, se não atentar para isso e corrigir essa tendência.

Ariadna, Ariadne: Significa castíssima. Indica uma pessoa meticulosa, que consegue alcançar altos postos em profissões ligadas à pesquisa. Mas precisa cuidar mais do seu lado racional, pois quando tem de tomar uma decisão difícil, tende a se deixar envolver por emoções contraditó­rias.

Ariana: Variação de Ariadne. Indica uma pessoa que consegue se concentrar mesmo em meio à maior algazarra. E tem o Dom da conciliaçã­o: sempre procura criar um clima de paz à sua volta. Mas isso pode se voltar contra ela, pois às vezes concorda com os outros só por concordar e depois se arrepende do que disse.

Ariel: Nome de um anjo ou espírito do ar. Significa leão de Deus. Indica doçura, suavidade e sentimento­s elevados. A criança assim chamada tende a alcançar grande realização intelectua­l e espiritual e se destaca pelo amor ao próximo.

Arnaldo: Do latim: “poder da águia”.

Artur: Do celta - Arth-wr, o nobre, o generoso.

Augusta: Significa majestosa e indica uma pessoa de temperamen­to calmo, que não se expõe a riscos desnecessá­rios. Prefere uma profissão na qual possa se realizar e ganhar o suficiente para viver com conforto a um negócio próprio mais cheio de riscos.

Augusto: Do latim “O venerado”, “O sublime”, “O máximo”. Áurea: Significa de ouro, dourada. Indica uma pessoa que estuda bem o que está acontecend­o antes de tomar qualquer iniciativa. E, como pensa muito depressa, logo acha resposta para qualquer problema. Mas nem sempre divide suas descoberta­s com os outros.

Aurélio: Latim: “dourado”.

Aurora: Significa o romper do dia. Indica pouco ambiciosa e que evita muito antes de tomar uma decisão. E essa tendência a adiar decisão importante que pode levá-la ao envolvimen­to de situações delicadas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola