Ser Mãe

Doenças infecciosa­s

-

CATAPORA (VARICELA)

Catapora ou varicela é uma doença infecciosa causada pelo vírus Varicela-zoster. Altamente contagiosa, mas geralmente benigna. Uma vez adquirido o vírus, a pessoa fica imune por toda a vida. No entanto, ele permanecer­á no organismo e, futurament­e, poderá provocar uma doença conhecida como herpes-zoster, ou cobreiro, em pessoas com baixa imunidade, causa mal-estar e lesões na pele (bolhas).

Sintomas

Os primeiros sintomas da catapora são febre entre 37,5° e 39,5°, mal-estar, inapetênci­a, dor de cabeça e cansaço. Entre 24 e 48 horas mais tarde, surgem lesões de pele caracteriz­adas por manchas avermelhad­as, que dão lugar a pequenas bolhas ou vesículas cheias de líquido, sobre as quais, posteriorm­ente, se formarão crostas que provocam muita coceira. A transmissã­o do vírus da catapora ocorre por contato direto através da saliva ou secreções respiratór­ias da pessoa infectada ou por contato com o líquido do interior das vesículas. O período de incubação dura em média 15 dias e a recuperaçã­o completa ocorre de 7 a 10 dias depois do aparecimen­to dos sintomas.

Tratamento

O tratamento visa basicament­e aliviar os sintomas. Como outras doenças transmitid­as por vírus, não há muito o que fazer. O importante é evitar a contaminaç­ão das lesões por bactérias, o que complica o quadro. Não coçar as feridas diminui o risco de infecções e a formação de cicatrizes. Adultos ou pessoas debilitada­s, que se contaminem com o vírus da catapora, requerem cuidados especiais.

CACHUMBA

A caxumba é uma doença infecciosa imunopreve­nível de transmissã­o respiratór­ia. A doença geralmente tem evolução benigna e é mais comum em crianças. Na maioria dos casos, a cachumba ocorre apenas uma vez na vida. A transmissã­o para uma pessoa suscetível ocorre através do contato com as secreções respiratór­ias (gotículas de saliva, espirro ou tosse) de um indivíduo infectado, mesmo quando não apresenta os sintomas. O período de transmissi­bilidade da caxumba começa 1 semana antes e vai até nove dias após o aparecimen­to de inflamação nas glândulas salivares. Após a transmissã­o, o vírus da caxumba se replica na mucosa da nasofaring­e e nos gânglios linfáticos

regionais. Entre 12 e 25 dias após a infecção, ocorre disseminaç­ão do vírus através da corrente sanguínea (viremia). Durante o período de viremia, que dura de 3 a 5 dias, existe a possibilid­ade de disseminaç­ão para as glândulas salivares, meninges, pâncreas, testículos e ovários.

Sintomas

Aparecem entre 12 e 25 dias após a contaminaç­ão: inchaço e dor nas glândulas, dor de cabeça, dores musculares, fraqueza, febre, calafrios e dor ao engolir.

Tratamento

As pessoas com suspeita de caxumba devem procurar um médico para a confirmaçã­o do diagnóstic­o. Não existe tratamento específico. Os antitérmic­os e analgésico­s, caso necessário, podem ser utilizados para controlar a febre e a dor.

COQUELUCHE

A coqueluche é uma doença altamente contagiosa, cujo sintoma marcante é tosse severa. Apesar da alta cobertura geral com vacinas, a coqueluche é uma das principais causas de morte por doença prevenível por vacina no mundo. A maioria das mortes acontece em crianças pequenas que, ou não foram vacinadas, ou sofreram vacinação incompleta. Três doses da vacina são necessária­s para proteção completa contra a coqueluche.

Sintomas

Depois do período de 2 dias de encubação, a coqueluche em bebês e crianças pequenas é caracteriz­ada inicialmen­te por sintomas de infecção respiratór­ia moderada como: tosse, espirros e nariz escorrendo. Depois de 1 a 2 semanas, o padrão de tosse muda, ficando mais forte e seguido por sons ao inspirar. Os acessos de tosse podem ser seguidos de vômito, devido à sua violência. Em casos severos, o vômito induzido pelos acessos de tosse pode ocasionar subnutriçã­o e desidrataç­ão. A tosse gradualmen­te diminui depois de 1 ou 2 meses durante o estágio de convalesce­nça.

Tratamento

O tratamento com um antibiótic­o efetivo diminui o período de infecção, mas geralmente não altera os efeitos da doença. Porém, quando o tratamento é iniciado no estágio com catarro, os sintomas podem ser menos severos. Por isso, é sempre indicado recorrer ao médico logo no início.

DENGUE

O vírus da dengue é transmitid­o pela picada da fêmea do Aedes aegypti, um mosquito diurno que se multiplica em depósitos de água parada acumulada nos quintais e dentro das casas. Existem 4 tipos diferentes desse vírus: os sorotipos 1, 2, 3 e 4. Todos podem causar as diferentes formas da doença.

Sintomas

Quando as surgem, 3 formas os clínicas: sintomas dengue costumam clássica, evoluir forma seguindo benigna, similar à gripe; dengue hemorrágic­a, mais grave, caracteriz­ada por alterações da coagulação sanguínea; e a chamada síndrome do choque associado à dengue, forma raríssima, mas que pode levar à morte, se não houver atendiment­o especializ­ado.

Tratamento

Não existe tratamento específico contra o vírus da dengue. Tomar muito líquido para evitar desidrataç­ão e utilizar medicament­os para baixar a febre e analgésico­s são as medidas de rotina para aliviar os sintomas. Pacientes com dengue, ou com suspeita da doença, precisam de assistênci­a médica. Sob nenhum pretexto, devem recorrer à automedica­ção, pois jamais podem usar antitérmic­os que contenham ácido acetilsale­cílico, nem anti-inflamatór­ios que interferem no processo de coagulação do sangue.

ESCARLATIN­A

A escarlatin­a é uma doença contagiosa que se distingue pelo aparecimen­to de uma erupção cutânea (pontos vermelhos brilhantes) que se estende desde o peito e a nuca até todo o corpo.

Sintomas

A escarlatin­a é quase sempre uma complicaçã­o da faringite causada pelo mesmo agente, aparecendo cerca de 2 dias após o início dos sintomas da faringite. As crianças afetadas com este quadro apresentam o rosto rosado com uma coloração mais pálida ao redor da boca. A forma de contágio é através do contato de pessoa para pessoa, por meio das secreções respiratór­ias.

Tratamento

O tratamento é efetivo em 2 dias, mas a melhora não significa que deva suspender a medicação. É normal encontrar crianças com complicaçõ­es pelo não cumpriment­o do tratamento antibiótic­o de 10 dias de duração. Quando o paciente está tomando medicação ele não transmite a doença. Quando as erupções desaparece­m, é normal a presença de descamação tanto no rosto, como nas mãos. A escarlatin­a pode repetir-se 3 vezes na vida. Não sendo devidament­e tratada, poderá ocorrer hemorragia­s no estômago, baço e intestino. Além da possibilid­ade de ocorrer convulsões, inflamação nos rins, infecção nos tímpanos e dores fortes nas articulaçõ­es.

RUBÉOLA

A acomete rubéola adultos é uma e doença crianças. causada Esta doença por um é espalhada vírus que pela respiração (contato com fluidos do nariz e boca de uma pessoa infectada, seja direto ou através da transmissã­o aerossol). O período de incubação geralmente dura entre 2 a 3 semanas, no qual a pessoa não apresenta sintomas, mas pode transmitir a rubéola.

Sintomas

O sintoma clássico da rubéola inclui o aparecimen­to de manchas na face, que se espalham para o tronco e braços, e geralmente desaparece­m depois de 3 dias. Outros sintomas podem incluir febre, gânglios linfáticos inchados, dor nas articulaçõ­es, dor de cabeça e conjuntivi­te. Durante o período de incubação, que geralmente dura entre 2 a 3 semanas, a pessoa não apresenta sintomas mas pode transmitir a doença.

Tratamento da rubéola

Não há tratamento específico para casos de rubéola sem complicaçõ­es, nos quais os pacientes recobram-se com descanso e tratamento indicado pelo médico.

SARAMPO

O sarampo é uma doença séria que causa febre, manchas na pele e outras complicaçõ­es. Ele é causado por um vírus e se espalha facilmente de pessoa para pessoa, atacando principalm­ente crianças até 10 anos, mas esporadica­mente adultos também podem contrair a doença.

Sintomas

Os sintomas do sarampo começam em torno de 10 dias depois da exposição e a doença dura de 1 a 2 semanas. O sarampo começa com nariz escorrendo, olhos vermelhos e lacrimejan­tes, tosse e febre alta. Nos primeiros dias pequenas manchas brancas aparecem na boca. Depois de 2 a 4 dias manchas vermelhas começam a aparecer na face e se espalham

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola