Marc Ja­coBs apro­pri­a­ção cul­tu­ral em pau­ta

Super Fashion - - Tendências Moda -

de­sig­ner Marc Ja­cobs, mais uma vez, foi al­vo de vi­vas crí­ti­cas pela par­te da co­mu­ni­da­de afro-ame­ri­ca­na de­vi­do à es­co­lha de aces­só­ri­os do úl­ti­mo des­fi­le, de­cor­ri­do em Mi­lão du­ran­te a se­ma­na de mo­da, primavera ve­rão 2018.

Em cau­sa os tur­ban­tes que co­ro­a­vam as ma­ne­quins. Gran­de par­te do cas­ting era com­pos­to por ma­ne­quins ne­gras. O tur­ban­te foi o epi­cen­tro de um aca­lo­ra­do de­ba­te, a dis­cus­são atin­giu o pon­to de ebu­li­ção quan­do o de­sig­ner foi acu­sa­do de apro­pri­a­ção cul­tu­ral, vis­to que os tur­ban­tes são ge­ral­men­te as­so­ci­a­dos à cul­tu­ra afro.

O de­sig­ner já foi ob­je­to de po­lé­mi­ca no ano pas­sa­do du­ran­te a se­ma­na de mo­da de No­va Ior­que, on­de foi se­ve­ra­men­te cri­ti­ca­do e acu­sa­do de apro­pri­a­ção cul­tu­ral por pro­mo­ver um pen­te­a­do, dre­ad locks (ras­tas), exi­bi­do pe­las fa­mo­sas ma­ne­quins Ken­dall Jen­ner e Gi­gi Ha­did du­ran­te o des­fi­le.

Ves­tí­gi­os his­tó­ri­cos dos pri­mei­ros tur­ban­tes fo­ram en­con­tra­dos na Me­so­po­tâ­mia e, des­de en­tão, en­fei­tam as ca­be­ças de ho­mens e de mu­lhe­res oriun­dos de di­ver­sos po­vos atra­vés dos sé­cu­los, en­tre eles, gre­gos, per­sas, hin­dus, afri­ca­nos, ro­ma­nos, ára­bes e por mu­lhe­res em to­do mun­do que por for­ça de de­ter­mi­na­das cir­cuns­tân­ci­as de­vem co­brir a ca­be­ça. O tur­ban­te atra­ves­sou os sé­cu­los sem se en­ru­gar, vis­to que es­te ade­re­ço não per­ten­ce a um gru­po ét­ni­co em par­ti­cu­lar. Se­ria de­so­nes­ti­da­de in­te­lec­tu­al apro­pri­ar­mo-nos de­le, é inú­til ali­men­tar es­ta es­té­ril con­tro­vér­sia. Ver vbe­le­za em ele­men­tos de uma cul­tu­ra que nos é es­tra­nha, num pa­drão es­té­ti­co di­fe­ren­te da­que­le que nos e pró­prio não se­rá o sin­to­ma da mais al­ta ad­mi­ra­ção, um elo­gio à di­ver­si­da­de, se­gre­ga­ci­o­nis­mo, et­no­cen­tris­mo e in­to­le­rân­cia? Não é o que nos se­pa­ra e o que to­dos com­ba­te­mos?

A in­te­ra­ção en­tre os po­vos é a con­sequên­cia ló­gi­ca da glo­ba­li­za­ção, a mo­da é tam­bém o re­fle­xo des­sa glo­ba­li­za­ção, on­de as bar­rei­ras ét­ni­cas se anu­lam ou se abra­çam com in­te­res­se e en­tu­si­as­mo, a mo­da vai mais além do que a ne­ces­si­da­de de co­brir, a mo­da atra­ves­sou du­as guer­ras e er­gueu-se vi­to­ri­o­sa. O que de mais in­te­res­san­te exis­te na mo­da re­si­de na ca­pa­ci­da­de de par­ti­lha, das es­pe­ci­fi­ci­da­des de cada ser des­te mo­sai­co uni­ver­sal.

Vi­va a ar­te e to­das as in­te­rac­ções e os elos que es­ta pro­mo­ve. Que o pal­co da mo­da se­ja sem­pre o da li­ber­da­de.

We­ek, ou se­ja, Se­ma­na da Im­pren­sa e re­a­li­zou-se na "Big Ap­ple".

Des­de en­tão a Se­ma­na de Mo­da de No­va Ior­que - que em 2009 ad­qui­riu a de­sig­na­ção de Mer­ce­des-Benz Fashi­on We­ek pelo fac­to da mar­ca pa­tro­ci­nar o acon­te­ci­men­to - re­a­li­za-se no Lin­coln Cen­ter of the Per­for­ming Ar­tes e os des­fi­les acon­te­cem dentro de ten­das. Por is­so, há tam­bém quem lhe cha­me "The Tents" (em 2012 foi mes­mo lan­ça­do o do­cu­men­tá­rio "The Tents") . Nes­ta se­ma­na de mo­da, a pri­mei­ra do ca­len­dá­rio das Big Four que de­cor­rem em Fe­ve­rei­ro e Se­tem­bro, tem como re­si­den­tes no­mes como Micha­el Kors, Di­a­ne Von Furs­ten­berg, Ca­ro­li­na Her­re­ra, Ralph Lau­ren, Cal­vin Klein, Je­remy Scott, Ve­ra Wang, Marc Ja­cobs, Os­car de La Renta, en­tre mui­tos ou­tros do mun­do fashi­on.

É um even­to de for­te ca­riz co­mer­ci­al, com cer­ca de 100 des­fi­les, já que a as­sis­tên­cia é for­te­men­te com­pos­ta por com­pra­do­res - as pe­ças ali apre­sen­ta­das são, pois, as que es­ta­rão à ven­da nas lo­jas.

À se­ma­na de mo­da de No­va Ior­que se­gue-se a pri­mei­ra das eu­ro­pei­as, a de Lon- dres. Re­a­li­za-se des­de 1984 e é or­ga­ni­za­da pelo Con­se­lho Bri­tâ­ni­co de Lon­dres. Uma das su­as prin­ci­pais ca­rac­te­rís­ti­cas é a aber­tu­ra a no­vos ta­len­tos, já que o Con­se­lho faz uma se­le­ção de no­vos de­sig­ners e dá-lhes apoio fi­nan­cei­ro pa­ra que pos­sam apre­sen­tar as su­as co­le­ções.

A pro­gra­ma­ção des­ta se­ma­na de mo­da é mais vas­ta do que os des­fi­les pro­pri­a­men­te di­tos (ape­sar des­ta ser a par­te mais co­ol da Lon­don Fashi­on We­ek). Reú­ne no­mes im­por­tan­tes da mo­da, como Bur­ber­ry, Bar­ba­ra Ca­sa­so­la, TopShop Uni­que, Charlotte Olympia, Stel­la McCart­ney, Marchesa, etc. Des­de há cin­co anos que es­ta se­ma­na de mo­da tem tam­bém uma ver­ten­te mas­cu­li­na.

Ou­tra par­ti­cu­la­ri­da­de é o fac­to de apre­sen­tar co­le­ções com es­ti­lo mui­to ur­ba­no, que res­pon­de for­te­men­te à fa­mo­sa cul­tu­ra pop lon­dri­na.

A ci­da­de ita­li­a­na de Mi­lão é uma das ca­pi­tais mun­di­ais da mo­da. A pri­mei­ra Mi­lan Fashi­on We­ek acon­te­ceu em 1958, com a or­ga­ni­za­ção da Ca­ma­ra Na­zi­o­nald del­la Mo­da Ita­li­a­na, que é uma re­fe­rên­cia na di­vul­ga­ção e pro­mo­ção do tão fa­mo­so e re­quin­ta­do es­ti­lo ita­li­a­no - é co­mum ou­vir­se di­zer que Itá­lia é dos paí­ses do mun­do on­de as pes­sos se ves­tem me­lhor e com mais elegância. Es­ta é a ca­sa de mar­cas tão pres­ti­gi­a­das como a Prada, Dolce&Gabbana, Guc­ci, Ver­sa­ce, Ge­or­gio Ar­ma­ni, Mos­chi­no, Ro­ber­to Ca­val­li, Emi­lio Puc­ci, en­tre ou­tras.

A Pa­ris Fashi­on We­ek é a úl­ti­ma do ca­len­dá­rio das Big Four mas é cer­ta­men­te a que des­per­ta mais cu­ri­o­si­da­de e pa­ra on­de es­tão vi­ra­dos to­dos os ho­lo­fo­tes - é a se­ma­na de mo­da das mais pres­ti­gi­a­das grif­fes de lu­xo. Nas­ceu ofi­ci­al­men­te em 1973. É a se­ma­na de mo­da do gla­mour, ou não fos­se a ci­da­de luz con­si­de­ra­da a ca­pi­tal da mo­da a ní­vel pla­ne­tá­rio, a ca­pi­tal do lu­xo e da al­ta cos­tu­ra.

A or­ga­ni­za­ção des­te me­ga even­to es­tá a car­go Fe­de­ra­ção de Mo­da Fran­ce­sa. Nas pas­se­rel­les de Pa­ris des­fi­lam grif­fes na­ci­o­nais lu­xu­o­sas como Cha­nel, Louis Vuit­ton, Di­or, Hermès, Yves Saint Laurent, Ken­zo, mas tan­tas ou­tras como a Prada e Miu Miu, Fen­di, Ni­na Ri­ci, Ale­xan­der McQu­e­en...

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.