Saú­de: Mas­sa­gem dos cin­co sen­ti­dos

Super Fashion - - Índice - POR TO­MÁS SAN­TOS

O ano de 2017 te­ve os seus al­tos e bai­xos em to­dos os de­par­ta­men­tos da vida, e as­sim o foi tam­bém no mun­do da tec­no­lo­gia. Em 2018, po­de­re­mos con­tar com mais de­sen­vol­vi­men­tos e no­vi­da­des na área da Re­a­li­da­de Vir­tu­al (VR) e mais um pas­so gi­gan­te em di­re­ção ao as­sus­ta­dor do­mí­nio mundial da Sky­net (a re­de-mãe de to­dos os robôs ma­lé­fi­cos dos fil­mes do "Ex­ter­mi­na­dor Im­pla­cá­vel"), na área da In­te­li­gên­cia Ar­ti­fi­ci­al. Aqui es­tão seis pro­du­tos aos quais te­mos de fi­car aten­tos em 2018! red Hy­dro­gen

A Red é uma com­pa­nhia que se es­pe­ci­a­li­za na pro­du­ção de câ­ma­ras ci­ne­ma­to­grá­fi­cas to­po de ga­ma (al­guns dos mais re­cen­tes exem­plos de fil­mes fil­ma­dos com câ­ma­ras Red são "Gu­ar­diões da Ga­lá­xia" Vol. 2 e "Um De­sas­tre de Ar­tis­ta"), sen­do uma das prin­ci­pais de­ten­to­ras des­se mer­ca­do. Numa jo­ga­da al­go ines­pe­ra­da, a com­pa­nhia de­ci­diu alar­gar o seu por­te­fó­lio pa­ra o mer­ca­do dos te­le­mó­veis, apre­sen­tan­do um dis­po­si­ti­vo al­ta­men­te ino­va­dor. A um pre­ço es­tron­do­so de $1595 pa­ra a ver­são cons­ti­tuí­da por ti­tâ­nio e $1195 pa­ra a ver­são de alu­mí­nio, as gran­des no­vi­da­des do te­le­mó­vel são as tec­no­lo­gi­as de 3D-Sem-Ócu­los e de Vi­são Ho­lo­grá­fi­ca in­te­gra­das no seu ecrã. A úl­ti­ma é o pró­xi­mo gran­de pas­so no que to­ca a vi­so­res, pro­je­tan­do uma ima­gem ho­lo­grá­fi­ca que po­de ser vis­ta de vá­ri­as pers­pe­ti­vas, sem me­xer o te­le­mó­vel. Cor­re o sis­te­ma An­droid e, numa épo­ca al­go di­fí­cil pa­ra apo­lo­gis­tas da en­tra­da tra­di­ci­o­nal 3.5mm pa­ra fo­nes de ou­vi­do, não de­si­lu­de nes­se de­par­ta­men­to.

No­vos te­le­mó­veis da Samsung

A prin­ci­pal ri­val da Ap­ple no mer­ca­do mó­vel, a Samsung es­ta­be­le­ceu-se nos anos re­cen­tes como uma for­ça im­pla­cá­vel (e ex­plo­si­va, mas es­se ca­pí­tu­lo da sua his­tó­ria en­con­tra-se pa­ra sem­pre no pas­sa­do), sen­do que o atu­al Ga­laxy S8+ é um dos me­lho­res dis­po­si­ti­vos dis­po­ní­veis no mer­ca­do. Es­te ano, es­pe­ra­mos ver no­vas en­tra­das em am­bas as li­nhas prin­ci­pais da mar­ca (li­nha Ga­laxy S e li­nha Ga­laxy No­te), tão ce­do quan­to Abril ou Maio. O anún­cio de­ve es­tar pa­ra breve, e espera-se que cu­bra a mui­to an­te­ci­pa­da me­lho­ria nos sen­so­res de im­pres­sões di­gi­tais (es­pe­cu­la-se que o no­vo No­te in­clui­rá um sen­sor no pró­prio ecrã).

ocu­lus Go, da Fa­ce­bo­ok

A Fa­ce­bo­ok mer­gu­lha mais fun­do no mer­ca­do do VR (Re­a­li­da­de Vir­tu­al) com o seu no­vo he­ad­set, de­no­mi­na­do de Ocu­lus Go (a Fa­ce­bo­ok ha­via com­pra­do a Ocu­lus VR, res­pon­sá­vel pela cri­a­ção do Ocu­lus Rift, em 2014). A gran­de no­vi­da­de é que es­te he­ad­set não ne­ces­si­ta de um com­pu­ta­dor, te­le­mó­vel ou qual­quer outro dis­po­si­ti­vo pa­ra pro­por­ci­o­nar uma ex­pe­ri­ên­cia VR. O dis­po­si­ti­vo em si é "su­per-le­ve", pro­por­ci­o­nan­do um som es­pa­ci­al atra­vés de co­lu­nas em si em­bu­ti­das, com su­por­te pa­ra fo­nes como al­ter­na­ti­va. Mark Zuc­ker­berg acha que es­te é o dis­po­si­ti­vo VR mais aces­sí­vel de sem­pre, es­pe­ran­do atrair um mi­lhar de mi­lhão de pes­so­as. O pre­ço se­rá man­ti­do aces­sí­vel, a $199.

No­va li­nha de iPho­nes

A Ap­ple des­lum­brou o mun­do com os re­cen­tes iPho­ne 8 e iPho­ne X (mes­mo sem a en­tra­da pa­ra fo­nes), e em­bo­ra as pro­ba­bi­li­da­des apon­tem pa­ra que es­te ano não se­ja tão re­vo­lu­ci­o­ná­rio pa­ra a mar­ca, po­de­mos es­pe­rar os ha­bi­tu­ais mo­de­los S pa­ra es­tes dois dis­po­si­ti­vos. A es­te pon­to, pou­co se sa­be so­bre o que aí vem, mas cir­cu­lam ru­mo­res de que os no­vos mo­de­los se­rão cons­ti­tuí­dos por me­tal em vez do mais dis­pen­di­o­so (e frá­gil) vi­dro.

ap­ple Ho­me­pod

A res­pos­ta da Ap­ple ao Ama­zon Echo e ao Go­o­gle Ho­me, cu­jo lan­ça­men­to es­ta­va ori­gi­nal­men­te pla­ne­a­do pa­ra 2017, vem na for­ma de uma "co­lu­na in­te­li­gen­te" ci­lín­dri­ca, equi­pa­da com a co­nhe­ci­da assistente pes­so­al Si­ri e de­se­nha­da com ou­tros dis­po­si­ti­vos Ho­me­kit ("ca­sa in­te­li­gen­te") em men­te. Is­to é, o Ho­me­pod fun­ci­o­na pre­ci­sa­men­te como as al­ter­na­ti­vas da Ama­zon e da Go­o­gle - ati­va­do por voz, é ca­paz de con­tro­lar ou­tros dis­po­si­ti­vos como lu­zes ajus­tá­veis e sis­te­mas de aque­ci­men­to, e de re­pro­du­zir mú­si­ca, as­sim como apre­sen­tar de­ta­lhes so­bre cada fai­xa e al­búm. A co­nec­ti­vi­da­de fun­ci­o­na atra­vés de Wi-fi, sen­do que Blu­e­to­oth e Air­play são op­ções qua­se cer­tas. O seu PVP se­rá de $379.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.