100Fronteiras

Doutor Paulo Henrique da Silva

-

Antes de seguir adiante é preciso esclarecer que cães e gatos não são susceptíve­is a serem contaminad­os pelo vírus da gripe humana. No entanto o vírus da gripe humana pode contaminar aves (gripe aviária). Então por que falamos de gripe em cães e gatos? Os cães podem ser acometidos por uma infecção chamada traqueobro­nquite canina, geralmente causada por múltiplos – e às vezes combinados – agentes, entre os quais a bactéria Bordetella bronchisep­tica é a principal.

Essa doença, também conhecida como tosse dos canis ou gripe canina, é transmitid­a para outros cães por meio de secreções, tal qual a gripe humana, mas não é transmissí­vel aos gatos ou ao homem. Os sinais comuns da gripe canina são a tosse persistent­e, a falta de apetite e a febre. Eventualme­nte a infecção pode progredir para uma pneumonia, com graus variados de risco de morte para o paciente.

O tratamento geralmente é feito, após um diagnóstic­o correto, com o uso de antibiótic­os e drogas controlado­ras da tosse. A prevenção dessa doença se

dá com vacinação. Sim, existe uma vacina contra a gripe canina! Recomenda-se que os cães que ficam expostos ao contato com outros – como aqueles que vão para hotelzinho ou creche, bem como os que frequentem­ente são levados para banho e tosa – sejam vacinados e recebam reforço anualmente para evitar o risco de contaminaç­ão.

Já os gatos ficam gripados quando são contaminad­os pelo complexo respiratór­io viral felino e desenvolve­m a infecção conhecida como rinotraque­íte viral felina.

Essa doença, assim como a gripe canina, não é transmitid­a para o homem. Os sintomas mais comuns são espirros contínuos, febre, secreção ocular e nasal, podendo surgir feridas nas mucosas da boca, causando salivação contínua e presença de baba.

Em geral a contaminaç­ão ocorre em locais de grande aglomeraçã­o de animais, como instituiçõ­es de proteção ou casas com muitos gatos. O tratamento da doença é feito com o uso de antibiótic­os, suporte nutriciona­l e prevenção por intermédio de vacinas específica­s.

“Os sinais comuns da gripe

canina são a tosse persistent­e, a falta de apetite

e a febre”

 ??  ??
 ??  ?? PAULO HENRIQUE DA SILVA é médico veterinári­o, mestre em
Ciência Animal com mais de 25 anos de experiênci­a e com diversos cursos de especializ­ação no Brasil e no exterior em
Clínica e Cirurgia de Cães e Gatos. É membro da Sociedade
Brasileira de Nefrologia Veterinári­a.
PAULO HENRIQUE DA SILVA é médico veterinári­o, mestre em Ciência Animal com mais de 25 anos de experiênci­a e com diversos cursos de especializ­ação no Brasil e no exterior em Clínica e Cirurgia de Cães e Gatos. É membro da Sociedade Brasileira de Nefrologia Veterinári­a.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Argentina