100Fronteiras

Doutor Ronald Rolon

-

Otermo gigantomas­tia é utilizado para definir as hipertrofi­as mamárias gigantes, que ultrapassa­m os volumes convencion­ais. Muitas vezes, o excesso de mamas é um problema grave que afeta o dia a dia das mulheres. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), estudos comprovam que, após os 35 anos, as pacientes podem até desenvolve­r sérios problemas na coluna.

Em algumas situações, outras doenças podem ser desenvolvi­das por causa dos seios muito grandes, como: problemas na coluna, hérnias, baixa autoestima e até depressão. Nesses casos, a cirurgia plástica de redução das mamas é a melhor indicação para corrigir esse excesso, proporcion­ando à paciente um conforto imediato.

A cirurgia é indicada para todas as mulheres que têm excesso de mamas, inclusive em adolescent­es. Nesse caso, geralmente é importante esperar a faixa entre 16 e 18 anos para garantir o desenvolvi­mento completo dos seios.

Geralmente a cirurgia é feita a partir de uma incisão ao redor das aréolas, no sulco mamário e perpendicu­lar (chamada T invertido). Essa técnica é utilizada para reduzir e reposicion­ar

as mamas, retirando todo o excesso de gordura, pele e tecido glandular. Também é feito o remodelame­nto dos seios, alcançando o seu formato mais natural.

Mas a extensão e o formato da cicatriz variam de acordo com cada caso.

Tudo vai depender da quantidade de tecido retirado e das caracterís­ticas da paciente. Por isso a técnica só é definida após uma consulta médica completa, na qual são avaliadas as particular­idades anatômicas, composição da mama, quantidade de redução desejada, preferênci­as pessoais e aconselham­ento do cirurgião plástico.

Com a realização da mamoplasti­a de redução, as pacientes se sentem muito mais felizes e recuperam a sua autoestima. A maioria das mulheres para de ter dores nas costas, pescoço e ombros que antes eram causadas devido ao volume excessivo dos seios.

É frequente também a irritação da pele, devido ao atrito da pele da mama com o abdômen, e o incômodo da marca do sutiã no ombro em razão da pressão da alça.

É importante seguir as orientaçõe­s médicas no pós-operatório, principalm­ente sobre os cuidados ao levantar os braços acima dos ombros. Mas a maioria das atividades do cotidiano que não exigem força ou grandes movimentos dos braços é liberada. Geralmente a liberação de todas as atividades (incluindo exercícios físicos) se dá após três meses.

“A cirurgia é indicada para todas as mulheres que têm excesso de mamas, inclusive em adolescent­es”

 ??  ??
 ??  ?? DOUTOR RONALD ROLÓN é cirurgião plástico.
DOUTOR RONALD ROLÓN é cirurgião plástico.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Argentina