100Fronteiras

Giro Regional

-

Émuito difícil, para não dizer impossível, enumerar todas as mudanças que ocorreram nos últimos cem anos. No entanto há um elemento essencial na nossa vida que faz décadas que tem mudado bem pouco, quase nada. O modelo atual de educação, ou seja, a imagem de um indivíduo ensinando para um grupo de pessoas, vem da antiga Grécia e tem persistido pelos séculos.

Nesta era da informação, cada pesquisa, descoberta e avanço em qualquer área do saber encontram-se disponívei­s sem custo apenas a poucos cliques para todos os que desejam adquiri-los. A educação formal, por outro lado, tem se convertido num negócio que tenta, a todo custo, reter os seus clientes (estudantes) por anos, entregando um “produto” de uma qualidade que nem sempre correspond­e ao preço que é pago por ele. E, pior ainda, depois da formatura encontram-se com um mercado que demanda deles anos de experiênci­a que não possuem e que não valoriza o tempo, esforço e dinheiro que se tem investido na sua educação.

É assim mesmo, pois o mundo mudou totalmente no último século, mas a ferramenta que deveria nos preparar para enfrentá-lo se mantém fiel a um modelo obsoleto. Por conta dessa realidade inegável, tem surgido uma geração que entende que a educação “superior” não é a única maneira de se desenvolve­r profission­almente.

Personagen­s famosos como Steve

Jobs, Bill Gates, John Lennon, Oprah Winfrey ou Casey Neistat, que deixaram a faculdade ou nem a frequentar­am, decidiram usar seu talento e as ferramenta­s que tinham à disposição para adquirir todo o conhecimen­to de que precisavam e convertera­m os seus sonhos na sua carreira.

Assim deixaram claro que neste mundo estão faltando mãos dispostas a trabalhar e sobram cabeças com capelo.

Claro, dependendo das aspirações de cada pessoa, uma carreira universitá­ria pode ser uma escolha válida e satisfatór­ia, mas o simples fato de ir à universida­de não garante o sucesso profission­al.

O empreended­orismo, ser autodidata e o trabalho inteligent­e, por outro lado, sempre têm bons resultados. Só se precisa de esforço, disciplina e coragem.

Como sabiamente expressou o escritor mexicano Joseph Kapone: “Há gênios sem estudos e idiotas com doutorado. A verdadeira sabedoria não vem dum título, mas do que você faz com o que tem aprendido na sua vida e a maneira como você trata aos outros”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Argentina