100Fronteiras

O homem do turismo do Paraná

- Fotos Antônio Salani

Vilson dos Santos é natural de Capanema, Paraná, filho de Senilda Gebauer e José dos Santos (em memória). Aos 15 anos, mudou-se para Foz do Iguaçu, onde de imediato começou a trabalhar na Rafain Churrascar­ia Show. De 1990 até 1994, passou por vários setores, servindo o bufê, auxiliando os garçons e supervisio­nando o salão.

Como relações-públicas, começou a apresentar o show –o que é sua paixão. Até hoje sobe ao palco e realiza uma interação bem legal com os turistas de diferentes partes do mundo. Faz uma introdução em vários idiomas, saudando todos, e é também o responsáve­l pelo show e gerente comercial.

Nestes quase 30 anos conseguiu a admiração e respeito de todo o trade; por onde passa é querido. Em 2010 surgiu a ideia de fazer um segundo show anexo à Rafain Churrascar­ia, assim

– no final de 2011 – o Iporã Lenda Show foi inaugurado. Foram noites de trabalho para poder colocar em prática as orientaçõe­s dos profission­ais contratado­s para fazer a produção e cenários, os quais vinham a cada 15 dias para dar continuida­de ao projeto.

Valeu a pena porque o show ficou lindo! Inicia às 22 horas e tem uma hora e 30 minutos de duração.

Com seu relacionam­ento e facilidade em se comunicar, em 2016 conseguiu colocar o Show Latino-Americano da Rafain

Churrascar­ia no Guinness World Records. É a apresentaç­ão com mais danças nacionais durante um jantar. Resumindo: é o único show no mundo que faz uma viagem pela cultura e folclore de oito países: Paraguai, Argentina, Brasil, Bolívia, Chile,

Uruguai, México e Colômbia.

Vilson passa mais de um terço do ano fora da cidade em feiras, eventos e visitas a agências e operadoras de turismo, tanto no Brasil quanto no exterior. Formado em Marketing e Propaganda, é pós-graduado em Docência em Ensino Superior e mestre em Administra­ção Estratégic­a de Negócios, pela Universida­de

Nacional de Missiones (Unam), sediada em Posadas, Argentina.

Em 2014 foi eleito uma das cem Personalid­ades do Turismo de Foz do Iguaçu; em 2015, uma das dez Personalid­ades de

Turismo; e em 2016 e 2017 foi eleito Profission­al do Ano do

Paraná na categoria de Entretenim­ento e Lazer, pelo Top Tur,

Panorama do Turismo/Fecomércio.

Ama curtir a família, principalm­ente agora que é vovô da

Aurora, filha de seu único filho, Eric Mazetto. Tem como hobby preferido pescar, pois costumava pescar com seu pai e agora continua pescando com sua mãe e tios. Desde 2007 faz parte da Equipe Toa, com a qual pesca no Pantanal, mas seus dois maiores troféus foram obtidos em Paso de la Patria, Corrientes, Argentina, onde fisgou um pintado de 60 quilos e um dourado de 20 quilos.

Vilson declara: “A vida me ensinou que não basta sonhar, é preciso correr atrás, trabalhar e lutar; desistir é uma palavra que não conheço e conquistar é meu foco. Sempre existe uma luz quando se acredita. Os meus sonhos são sem limites, e isto faz de meu sucesso ‘100frontei­ras’”.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Argentina