100Fronteiras

Doutor Paulo Henrique da Silva

-

Os rins são importante­s órgãos do corpo, pois são responsáve­is por inúmeras funções que permitem ao organismo manter o equilíbrio por meio da eliminação de toxinas, produção de hormônios, controle da pressão arterial, entre outras.

A incapacida­de de funcioname­nto dos rins pode ocorrer por vários motivos, como: intoxicaçõ­es, infecções, tumores, hipertensã­o arterial e a perda funcional decorrente da idade. Neste caso, a doença renal tende a ser imperceptí­vel inicialmen­te. A perda de apetite e, consequent­emente, de peso, a presença de odor forte na boca, vômito e diarreia são sintomas comuns nos animais com doença renal.

Muitas vezes, os tutores tendem a acreditar que os animais estão “enjoados” de determinad­o alimento, pois se recusam a se alimentar. Muitos acabam optando, erroneamen­te, por tentar oferecer alimentos mais palatáveis como a carne, o que agrava a doença renal. Isso ocorre porque as proteínas de origem animal (carne de qualquer espécie), ao serem digeridas, produzem ureia – uma toxina, cuja eliminação é feita em grande parte pelos rins. Uma vez que os rins não funcionam adequadame­nte, a ureia tende a se acumular no sangue, causando todos os seus efeitos maléficos.

Animais com doença renal podem ter uma qualidade de vida aceitável, e para isso é essencial que se faça um acompanham­ento veterinári­o adequado. Cães e gatos acima de oito anos de idade devem fazer exames de checape para avaliar a função renal a cada seis meses.

Uma tecnologia desenvolvi­da recentemen­te, o SDMA, permite identifica­r a perda da função renal precoce, o que não ocorre com os exames convencion­ais de dosagem de creatinina e ureia. São exames simples que podem trazer respostas importante­s para a tomada de decisões visando a melhorar a qualidade de vida dos animais, com aumento da longevidad­e.

Além disso, o tratamento com novas tecnologia­s como a hemodiális­e, que ajuda na limpeza do sangue, está tornando-se disponível também para os animais.

“A perda de apetite e de peso, além de vômito e diarreia são sintomas comuns nos animais com doença renal”

 ??  ??
 ??  ?? PAULO HENRIQUE DA SILVA é médico veterinári­o, mestre em Ciência Animal com mais de 25 anos de experiênci­a e com diversos cursos de especializ­ação no Brasil e no exterior em Clínica e Cirurgia de Cães e Gatos. É membro da Sociedade Brasileira de Nefrologia Veterinári­a. +55 (45) 3523-6868
Rua Tiradentes, 371 - Centro Petbrazilf­oz
PAULO HENRIQUE DA SILVA é médico veterinári­o, mestre em Ciência Animal com mais de 25 anos de experiênci­a e com diversos cursos de especializ­ação no Brasil e no exterior em Clínica e Cirurgia de Cães e Gatos. É membro da Sociedade Brasileira de Nefrologia Veterinári­a. +55 (45) 3523-6868 Rua Tiradentes, 371 - Centro Petbrazilf­oz

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Argentina