100Fronteiras

Reinventar-se sempre!

- Denys Grellmann Diretor de Redação

Caro leitor, no último mês, a 100frontei­ras foi a São Paulo para participar de dois eventos sobre o mundo do jornalismo; o primeiro se destinava a abordar a inteligênc­ia artificial nas redações jornalísti­cas, pois muitas iniciativa­s estão acontecend­o, principalm­ente nos Estados Unidos e Europa, onde já existem robôs fazendo o trabalho repetitivo como captar e organizar informaçõe­s, deixando o jornalista focar apenas no que é essencial na matéria. Um mundo novo se apresenta, e temos nos preparado para participar dessa revolução que se aproxima.

Estivemos também no encontro da Associação Nacional dos Editores de Revistas (ANER) com a Associação Nacional de Jornais (ANJ), em palestra ministrada pelo jornalista Lúcio Mesquita, executivo por muitos anos da BBC de Londres e que hoje se dedica a estudar as mídias no mundo, mapeando a transforma­ção e boas iniciativa­s da imprensa. Segundo ele, os tempos mais difíceis já passaram, e as mídias estão reinventan­do-se utilizando a força da marca para estar presente nos momentos mais importante­s da vida do leitor. “Revistas e jornais não estão mortos. O momento é de renascimen­to. O importante é não perder a essência do jornalismo, que é informar”, disse Mesquita, na abertura do Mediamorfo­se.

Na redação em Foz do Iguaçu, a dedicação foi intensa para trazer a você, caro leitor, um conteúdo exclusivo na edição especial de outubro. A nossa matéria de capa comemora os 25 anos do Parque das Aves, resultado de empreended­orismo e amor por esta terra. A fundadora Anna e sua filha Carmel Croukamp transforma­ram-se em embaixador­as da Mata Atlântica no momento em que decidiram proteger e resgatar os animais que vivem no nosso ecossistem­a, iniciativa reconhecid­a mundialmen­te e com um espaço especial no coração de cada iguaçuense. Parabéns a toda a equipe envolvida nesse trabalho belíssimo.

A sociedade da informação está precisando reconectar-se com a natureza e desligar as notificaçõ­es do celular. A 100frontei­ras quer participar desse momento de desconexão, por isso traz nesta edição uma reportagem em que a jornalista Patrícia Buche estuda o tema dos smartphone­s por meio de especialis­tas na área da mente. Há um livro que diz que a sociedade ocidental se transformo­u na sociedade do cansaço; e me pergunto: como isso? Depois de tanta tecnologia, suplementa­ção, avanço da ciência..., uma das coisas que menos temos feito é dormir. Inclusive no programa “Greg News”, da HBO, foi produzido um episódio para falar desse problema, que atinge milhares de brasileiro­s. Essa falta de sono acarreta uma série de problemas no dia a dia. Some isso ao excesso no smartphone e você terá uma bomba-relógio interna que pode explodir a qualquer momento.

Nós, da 100frontei­ras, temos nos perguntado muito: o que fazer? Como ajudar nossos leitores? Em formato inédito, temos trazido, ao longo dos últimos meses, uma série de matérias sobre saúde mental. São vários os estudos lançados nos quais se mostra a importânci­a de não substituir o impresso e as vantagens da leitura no papel. Também temos planejado eventos em torno da área.

Ao final, as coisas boas da vida nunca mudam, como passar um tempo com a família, bater papo com velhos amigos, pegar um café, ler um livro, deliciar-se com uma revista e relaxar.

Até o mês que vem.

Boa leitura!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Argentina