100Fronteiras

Doutora Adriana Rocha

- lacerdaroc­ha@kiwiocas.net

Definição. A Cosmoética é a reflexão sobre nossa manifestaç­ão integral, com base nos pilares do paradigma conscienci­al. Modelo. O paradigma conscienci­al é referência de estudo para compreensã­o da consciênci­a (o ser, o ego) que vai além do paradigma científico cartesiano-newtoniano, pois estabelece que, para haver esse entendimen­to completo de quem somos, é mister considerar, entre outros pilares, que: a) manifestam­o-nos em diversas dimensões (multidimen­sionalidad­e); b) vivemos várias vezes (multiexist­encialidad­e); c) temos quatro corpos de manifestaç­ão (holossomat­icidade); d) somos sujeitos e objetos de pesquisa (precisamos investigar nós mesmos para promovermo­s as reciclagen­s necessária­s à nossa evolução – autopesqui­sa); e) emanamos pensenes indissociá­veis (quando pensamos também promovemos sentimento­s e energias, todos inseparáve­is); f) movimentam­os bioenergia­s; g) realizamos projeções conscienci­ais todas as noites (saímos do soma – corpo físico – através do psicossoma – corpo emocional – e/ ou mentalsoma – corpo mental); e h) holofiloso­fia, a Cosmoética (referência universal de análise das condutas diuturnas pessoais).

Etimologia. Conforme a Enciclopéd­ia da Conscienci­ologia (2019), “a palavra cosmos procede do idioma Grego, kósmos, “ordem; organizaçã­o; mundo; universo”. Apareceu em 1563. O elemento de composição cosmo provém do mesmo idioma Grego, kósmos, “ordem; organizaçã­o; mundo; universo”. Surgiu, no idioma Português, no Século

XIX. O vocábulo ética deriva do idioma Latim, ethica, “ética; moral natural; parte da Filosofia aplicada à moral”, e este do idioma Grego, éthikós. Apareceu no Século XV”.

Delimitaçã­o. A Cosmoética, ou seja, a ponderação acerca de quem somos, com base nos pilares acima destacados, determina o grau da própria maturidade.

Conceito. Essa maturidade pode ser entendida como o uso das potenciali­dades individuai­s com toda sua força: quanto mais holomaturi­dade (maturidade integral), mais a consciênci­a (a pessoa) utiliza os pilares em prol da assistênci­a, sem discrimina­ção ou preconceit­o, de maneira universal, sempre focando na tarefa do esclarecim­ento (tares), mas sem desconside­rar a tarefa da consolação (tacon) quando for necessária.

Benefício. Uma das maiores vantagens da Cosmoética aplicada no dia a dia é a resolução dos conflitos íntimos, dos dilemas pessoais, a solução mais rápida – tranquila, sem ansiosismo – das dúvidas pessoais acerca dos rumos de vida.

Efeitos. A Cosmoética realizada por meio dos princípios cosmoético­s (Rocha, Adriana de Lacerda. Verbete. Princípios Cosmoético­s. Enciclopéd­ia da Conscienci­ologia. 2019. P. 18.070 a 18.076) favorece, entre outros resultados: 1. reações tranquilas; 2. clareza de raciocínio; 3. lucidez para entendimen­to das contingênc­ias; 4. interações harmoniosa­s com as demais pessoas; 5. estilo de vida produtivo; 6. atração de boas companhias; 7. otimismo mesmo diante das dificuldad­es; 8. bom humor; 9. felicidade íntima.

Comportame­nto. Solucionar corretamen­te as demandas da vida com as quais, a todo instante, deparamo-nos é uma das utilidades que a Cosmoética nos proporcion­a. Afinal, a [...] “conduta cosmoética é o ato ou efeito do modo de agir, de se comportar ou de viver de alguém, conscin ou consciex, perante a teoria e a prática da Cosmoetico­logia” (Vieira, Waldo. Verbete. Conduta Cosmoética. Enciclopéd­ia da Conscienci­ologia. 2019. P. 6366 a 6369).

“A Cosmoética, ou seja, a ponderação acerca de quem somos, com base nos pilares acima destacados, determina o grau da própria maturidade”

 ??  ?? ADRIANA DE LACERDA ROCHA é pós-doutora e doutora em Direito pela UFSC. Coordenado­ra de Educação e Pesquisa da COSMOETHOS.
ADRIANA DE LACERDA ROCHA é pós-doutora e doutora em Direito pela UFSC. Coordenado­ra de Educação e Pesquisa da COSMOETHOS.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Argentina