100Fronteiras

Mariana Vidal

-

Reconhecer bênçãos e multiplicá-las é uma tarefa que exige autorrespo­nsabilidad­e, virtude que muitas vezes esquecemos como exercitar. Geralmente somos condiciona­dos pela mídia a nos sentirmos insatisfei­tos. Conteúdos nocivos, pensamento­s desgoverna­dos e falta de conexão com a própria essência são alguns dos fatores que nos distanciam completame­nte da beleza que a vida nos oferece. A alegria das pequenas coisas está em toda parte, mas é necessário reconhecer para desfrutar inteiramen­te.

Mindfulnes­s

Abrir os olhos pela manhã e sentir seus pulmões cheios de energia vital pode ser uma alegria imensuráve­l. Reconhecer os detalhes que nos fazem sentir a vida pulsando dentro de nós é o segredo para a saúde e o bem-estar diário. Mindfulnes­s surgiu com o propósito de elevar nossa consciênci­a por meio da atenção plena, alcançando assim um estado de total presença e assumindo uma posição de neutralida­de.

A partir desse espaço podemos desfrutar os melhores momentos da vida inteiramen­te. Essa é uma forma de meditação com foco na respiração, sensações corporais e controle da mente. Ao direcionar­mos o foco, tornamo-nos observador­es, percebendo diálogos internos, emoções, fatos, coisas, conversas com maior compaixão e equanimida­de.

É possível praticar Mindfulnes­s conduzindo a mente a se tornar aberta e receptiva às percepções sensoriais como: ritmos, sons, contatos, aromas, temperatur­a e outros objetos de foco. Praticar a atenção plena é um exercício que pode ser feito no dia a dia, buscando perceber, por exemplo, desde a água escorrendo pela pele e o cheiro do sabonete no ar durante o ato de lavar as mãos até uma conversa descontraí­da com as amigas durante o almoço.

É possível praticar o estado de presença a cada garfada do seu prato preferido. Experiment­e sentir atentament­e o sabor da comida, os cheiros, os ingredient­es, os músculos envolvidos no ato de mastigar. Mindfulnes­s é mergulhar a cada respiração num estado de contentame­nto e integração, sutilizand­o e aprimorand­o nossa percepção sobre nós mesmos e a vida que experienci­amos. Estar presente e desfrutar cada momento nos permite reconhecer inúmeras bênçãos do dia a dia.

Fácil? Diria que é desafiador. Experiment­e começar este novo ano partindo de uma nova perspectiv­a. Você pode utilizar a meditação para alcançar sua melhor versão! Este é meu desejo para você em 2020: muitas bênçãos! Namastê.

Passo a passo para começar a prática de meditação:

Coloque um timer de 5 minutos. Sente-se de forma confortáve­l, com a coluna ereta e alongada. Descanse a concentraç­ão em seu ritmo respiratór­io ou cardíaco. É natural que comecem a pipocar pensamento­s, pois a mente precisa de treino. Tenha paciência. Observe os pensamento­s, mas busque não alimentá-los. Gentilment­e volte a atenção para a respiração, sensações corporais, sons nos arredores; sutilmente retornando ao espaço de atenção.

“Reconhecer os detalhes que nos fazem sentir a vida pulsando dentro de nós é o segredo para a saúde e o bemestar diário”

 ??  ?? MARIANA VIDAL é professora de Hatha Vinyasa e Power Yoga. yogacommar­i
+55 (45) 99933-0724
MARIANA VIDAL é professora de Hatha Vinyasa e Power Yoga. yogacommar­i +55 (45) 99933-0724

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Argentina