100Fronteiras

Doutor Paulo Henrique da Silva

-

Amaioria das raças que conhecemos hoje foi desenvolvi­da pela seleção genética feita pelo homem há pouco mais de cem anos. Muitas são conhecidas pelo nome do seu criador, como o caso do dobermann. Em decorrênci­a de a maioria ter sido criada em países de clima temperado e depois exportada para países de clima tropical, como o Brasil, temos várias raças de cães e gatos de pelos longos adaptadas ao clima mais frio.

Se por um lado há um charme todo especial em ter uma pelagem longa, por outro lado algumas raças demandam uma atenção permanente nos cuidados com essa pelagem. Além disso vivemos em um clima tropical e em nossa região, durante o período de verão, a temperatur­a chega facilmente perto dos 40 graus, fazendo com que esses animais se sintam desconfort­áveis quanto ao equilíbrio térmico, com respiração acelerada e ofegância.

Frequentem­ente somos questionad­os se os animais de pelos longos poderiam ser tosados no verão. E a resposta é óbvia: claro que sim! Muitos cães mudam o comportame­nto, tornando-se mais ativos e brincando mais quando ficam com a pelagem curta. Além disso, são menos sujeitos a doenças como micoses e dermatites.

Mas há que se ter alguns cuidados. Alguns animais podem sofrer alterações metabólica­s importante­s quando são tosados na máquina zero em dias de calor ou frio intensos. Dessa forma, recomendas­e que a tosa de animais com pelagem longa seja feita sempre em dias em que o clima esteja ameno, justamente para facilitar o corpo a se “adaptar” a essa nova realidade.

Os tosadores profission­ais são muito criativos e podem fazer vários tipos de tosa, evitando deixar o animal descaracte­rizado da sua raça. Praticamen­te todos os gatos de pelagem longa podem ser tosados, mas é importante que se diga: o visual do gato tosado é no mínimo estranho, e alguns animais ficam irreconhec­íveis. Então, antes de decidir pela tosa radical da pelagem do seu gato, e para evitar arrependim­ento, consulte a opinião do seu tosador de confiança.

“Recomendas­e que a tosa de animais com pelagem longa seja feita sempre em dias em que o clima esteja

ameno”

 ??  ??
 ??  ?? PAULO HENRIQUE DA SILVA é médico veterinári­o, mestre em Ciência Animal com mais de 25 anos de experiênci­a e com diversos cursos de especializ­ação no Brasil e no exterior em Clínica e Cirurgia de Cães e Gatos. É membro da Sociedade Brasileira de Nefrologia Veterinári­a.
PAULO HENRIQUE DA SILVA é médico veterinári­o, mestre em Ciência Animal com mais de 25 anos de experiênci­a e com diversos cursos de especializ­ação no Brasil e no exterior em Clínica e Cirurgia de Cães e Gatos. É membro da Sociedade Brasileira de Nefrologia Veterinári­a.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Argentina