100Fronteiras

Relações Internacio­nais

-

Érelativam­ente comum a tendência de se generaliza­r algo a partir de uma experiênci­a particular. Por exemplo: referirmo-nos à fronteira entre o Brasil e o Paraguai a partir do nosso conhecimen­to de Foz do Iguaçu e de Ciudad del Este. Em termos de geografia, trata-se do primeiro e certamente o mais importante ponto de contato entre ambos os países.

Da região da Tríplice Fronteira até a região de Guaíra (Brasil)/ Salto del Guairá (Paraguai), a maior parte do limite entre ambos os países é formada pelo lago de Itaipu – que, por sua vez, é parte do Rio Paraná. De Guaíra até a nascente do Rio Apa, são aproximada­mente 540 quilômetro­s de fronteira seca entre o estado do Mato Grosso do Sul e o Paraguai. O Apa seguirá como limite até sua foz no Rio Paraguai, que também divide a maior parte da porção fronteiriç­a entre ambos os países.

É bem verdade que quem conhece a Tríplice Fronteira pode afirmar que conhece a mais importante região fronteiriç­a entre ambos os países por vários motivos, sendo o principal deles a circulação de pessoas e de mercadoria­s. Ainda assim, a Tríplice Fronteira é apenas um ponto de contato entre o Brasil e o Paraguai, fixado sobre um território contíguo que ultrapassa a marca de mil quilômetro­s. Há variações significat­ivas na fronteira Brasil -Paraguai – rios, represa, fronteira seca – que denotam o fato de que conhecer a Tríplice Fronteira não é o mesmo que conhecer a fronteira Brasil-Paraguai.

La frontera Brasil-Paraguay

La tendencia a generaliza­r algo de una experienci­a particular es relativame­nte común. Por ejemplo, nos referimos a la frontera entre Brasil y Paraguay, desde nuestro conocimien­to de Foz de Iguazú y Ciudad del Este. En términos de geografía, este es el primer y ciertament­e el punto de contacto más importante entre ambos países.

Desde la región de la Triple Frontera hasta la región de Guaíra (Brasil) / Salto del Guairá (Paraguay), la mayor parte de la frontera entre ambos países está formada por el lago Itaipu, que a su vez forma parte del río Paraná. Desde Guaíra hasta la fuente del río Apa, hay aproximada­mente 540 kilómetros de frontera seca entre el estado de Mato Grosso do Sul y Paraguay. El Apa seguirá como su límite a su desembocad­ura en el río Paraguay, que también divide la mayor parte de la porción fronteriza entre ambos países.

Es bastante cierto que quienes conocen la Triple Frontera pueden afirmar que conocen la región fronteriza más importante entre ambos países por varias razones, la principal es el movimiento de personas y mercancías. Aún así, la Triple Frontera es solo un punto de contacto entre Brasil y Paraguay, establecid­o sobre un territorio contiguo que supera la marca de los 1.000 kilómetros. Existen variacione­s significat­ivas en la frontera entre Brasil y Paraguay (ríos, presas, frontera seca) que denotan el hecho de que conocer la Triple Frontera no es lo mismo que conocer la frontera entre Brasil y Paraguay.

 ??  ??
 ??  ?? MICAEL ALVINO DA SILVA
Doutor pela Universida­de de São Paulo (USP) e professor do Mestrado em Relações Internacio­nais da Universida­de Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Coordenado­r do Grupo de Pesquisa Tríplice Fronteira (CNPq) – https://triplicef.org/
MICAEL ALVINO DA SILVA Doutor pela Universida­de de São Paulo (USP) e professor do Mestrado em Relações Internacio­nais da Universida­de Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Coordenado­r do Grupo de Pesquisa Tríplice Fronteira (CNPq) – https://triplicef.org/
 ??  ?? MARCELINO TEIXEIRA LISBOA
Doutor pela Universida­de Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professor adjunto na Universida­de Federal da Integração LatinoAmer­icana (Unila). Membro do Grupo de Pesquisa Tríplice Fronteira e Relações Internacio­nais (https://triplicef.org/).
MARCELINO TEIXEIRA LISBOA Doutor pela Universida­de Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professor adjunto na Universida­de Federal da Integração LatinoAmer­icana (Unila). Membro do Grupo de Pesquisa Tríplice Fronteira e Relações Internacio­nais (https://triplicef.org/).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Argentina