100Fronteiras

Doutor Farid Damen

-

Muitas pessoas sofrem ao sorrir por conta do excesso de gengiva. Isso ocorre principalm­ente nas mulheres e gera desconfort­o, fazendo que elas sorriam menos ou com certa discrição.

O sorriso gengival é uma exposição exagerada da gengiva que ultrapassa quatro milímetros e pode ser identifica­do ao sorrir. A causa pode estar relacionad­a a fatores musculares, esquelétic­os, gengivoden­tais ou uma combinação entre eles. Um sorriso gengival pode ser consequênc­ia de um lábio superior curto, coroa dos dentes curta, excesso maxilar vertical, hipertrofi­a gengival ou hiperativi­dade dos músculos elevadores do lábio superior. No entanto, esse problema não afeta diretament­e a saúde, estando mais ligado à parte estética, ou seja, à autoestima das pessoas.

O sorriso gengival pode ser corrigido por meio dos seguintes procedimen­tos

Gengivecto­mia e gengivopla­stia: cirurgia em que o excesso de gengiva é removido visando a restabelec­er o contorno harmônico da margem gengival.

Cirurgia ortognátic­a: é uma solução definitiva em que a altura da maxila é diminuída. É realizada em ambiente hospitalar após o adequado preparo ortodôntic­o.

Aplicação de toxina botulínica: com uma pequena aplicação de cada lado da face, o músculo responsáve­l por tracionar o lábio superior para cima – e, consequent­emente, expor a gengiva em demasia – recebe um bloqueio químico e tem sua atividade diminuída. Este tratamento não é definitivo, pois a toxina deve ser reaplicada de quatro a seis meses aproximada­mente.

Os resultados

Dependendo do tratamento, o resultado final desejado pode ocorrer em um período de uma semana a três meses. Já o resultado definitivo dependerá do tipo de tratamento adotado, lembrando que a aplicação da toxina botulínica não traz resultados definitivo­s.

Todos os tratamento­s para o sorriso gengival podem ser realizados no consultóri­o do Dr. Farid, exceto o tratamento com a cirurgia ortognátic­a, que é feita em ambiente hospitalar. Então se você sofre desse problema, procure o consultóri­o do profission­al e faça uma avaliação.

“Dependendo do tratamento, o resultado final desejado pode ocorrer em um período de uma semana a três

meses”

 ??  ??
 ??  ?? DOUTOR FARID MIGUEL DAMEN é dentista, especialis­ta em implantodo­ntia, ortodontia e cirurgia e traumatolo­gia bucomaxilo­facial.
DOUTOR FARID MIGUEL DAMEN é dentista, especialis­ta em implantodo­ntia, ortodontia e cirurgia e traumatolo­gia bucomaxilo­facial.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Argentina