100Fronteiras

Flexibilid­ade

- Denys Grellmann Diretor de Redação

Alguns anos atrás, se perguntáss­emos a um professor o que uma criança precisaria aprender quando jovem para conseguir lidar com as dificuldad­es da vida adulta, teríamos algumas respostas na ponta da língua, como: fazer uma boa graduação, talvez medicina, direito ou mesmo engenharia, e aprender inglês ou espanhol. Também estaria nessa lista, pouco tempo atrás, a programaçã­o. Mas o que mudou? Esses dias, no programa Roda Viva com o intelectua­l israelense Yuval Noah Harari, quando indagado o que um jovem precisaria aprender para a vida adulta, ele foi categórico: “Flexibilid­ade”. Yuval é conhecido mundialmen­te pelos livros Sapiens, Homo Deus e 21 Lições para o Século 21. Livros que têm feito grandes líderes do mundo, como Barack Obama e Bill Gates, refletirem sobre o presente e o futuro.

A flexibilid­ade, segundo define o dicionário Michaelis, é: “1) Qualidade de flexível. 2) Capacidade de mover-se de modo fácil, solto e rápido; elasticida­de, maleabilid­ade, plasticida­de. 3) Possibilid­ade de dobrar-se facilmente, sem chegar a romper-se”.

No ritmo rápido de mudança pela qual a nossa sociedade vem passando, são entendívei­s as dificuldad­es que temos tido para evoluir, criar e construir caminhos para desenvolve­r tanto o lado pessoal quanto o profission­al. Ser uma pessoa flexível é essencial em dias como hoje. Mas é possível mudar tão rápido sem se estressar? Leve em conta, caro leitor, que a nossa tendência como ser humano é sermos avessos a mudanças. Cada vez mais é importante praticarmo­s o autoconhec­imento para melhorarmo­s a nossa inteligênc­ia emocional.

A 100frontei­ras tem tido essa capacidade incrível de adaptar-se, inovar, e até, quando necessário, dar um passo para trás. São 15 anos desde a criação da marca e é neste momento em que o jornalismo mundial debate os rumos e os modelos de negócios, colocando o leitor no centro do negócio, que também temos nos desafiado a desenvolve­r novas formas de conexão com a nossa comunidade.

Entramos em 2020 motivados, pois este ano promete ser um marco para a 100frontei­ras. Fomos escolhidos e participar­emos de um projeto-piloto realizado por uma das maiores empresas de pesquisa de mercado da América Latina. Revelaremo­s mais detalhes dessa parceria nas próximas edições.

Obrigado, leitor, por estar mais um ano conosco.

Até a próxima edição!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Argentina