100Fronteiras

Como prevenir que o frio cause mal aos nossos

-

Agrande maioria de cães e gatos criados no Brasil tem origem em países de clima temperado, com invernos mais rigorosos que o nosso. Apesar disso, muitas questões são levantadas sobre os cuidados que deveríamos ter com esses animais no nosso inverno. Naturalmen­te sabemos que a exposição ao frio de forma continuada é uma das causas de baixa imunidade, levando ao aparecimen­to de doenças oportunist­as como as infecções respiratór­ias.

Mas então o que fazer para evitar isso? Primeiro, compreende­r que os animais mais expostos são aqueles mantidos nos quintais ou canis. Diferentem­ente dos criados dentro de casa, que podem encontrar abrigo facilmente, os animais criados fora de casa podem não ter essa opção. Devemos avaliar se o local onde eles ficam não está sujeito a correntes de ar frio, se os pets não estão sendo mantidos em locais úmidos e se podem abrigar-se em lugares mais confortáve­is.

É certo que muitos tutores bem-intenciona­dos veem suas lindas caminhas ou ainda roupinhas, compradas com todo amor, serem destroçada­s pelos impetuosos e bagunceiro­s de plantão. Essa experiênci­a é frustrante para muitos tutores, mas a verdade é que não devemos pensar que os animais compreende­m nossas intenções. Rasgadas ou não, eles ficam felizes mesmo assim com esses mimos. Também cuidados especiais devem receber outras espécies, como os pássaros e os peixes.

Sobre o uso de roupinhas, um acessório amado por muitos tutores no inverno, vale lembrar que são tidas como fontes de problemas de pele importante­s como coceiras, formação de nós, dermatites, entre outras, pois diminuem a capacidade de ventilação da pele, favorecend­o o cresciment­o de fungos e bactérias. Todavia nada impede o uso da roupinha em um passeio na rua ou na casa da vovó.

Também vale lembrar que no inverno nossos pets tendem a comer mais, como a gente, e devem estar com todas as vacinas em dia. Banhos somente devem ser programado­s para os dias mais quentes.

“A exposição ao frio de forma continuada é uma

das causas de baixa imunidade”

 ??  ??
 ??  ?? é médico veterinári­o, mestre em Ciência Animal com mais de 25 anos de experiênci­a e com diversos cursos de especializ­ação no Brasil e no exterior em Clínica e Cirurgia de Cães e Gatos. É membro da Sociedade Brasileira de Nefrologia Veterinári­a.
é médico veterinári­o, mestre em Ciência Animal com mais de 25 anos de experiênci­a e com diversos cursos de especializ­ação no Brasil e no exterior em Clínica e Cirurgia de Cães e Gatos. É membro da Sociedade Brasileira de Nefrologia Veterinári­a.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Argentina