100Fronteiras

RELATO DE MÃE

-

Como foi a descoberta de um filho autista?

A descoberta foi bem dolorosa, fiquei umas três semanas em uma depressão bem profunda, mas tudo passa. Um colega nosso tinha um filho diagnostic­ado, aos 2 anos e pouquinho, com autismo, e sabíamos muito pouco sobre o assunto. Com o Davi ainda pequeno, dos 4 meses pra frente, comecei a participar de um curso de mães da mesma faixa etária do Davi e comecei a notar certas diferenças. E com isso sempre fui reparando no comportame­nto dele até que tivemos o diagnóstic­o preciso de era autismo.

O que você sabia sobre o autismo antes de vivê-lo?

Conhecia só algumas coisas que lia na internet, mas nada muito específico. Quais são as dificuldad­es de desenvolvi­mento apresentad­as pelo seu filho por conta do autismo e como vocês o ajudam a vencê-las?

As dificuldad­es do Davi foram várias, mas a principal até hoje é o nervosismo dele. Ele tem um temperamen­to muito forte. A questão alimentar dele também persiste um pouco, não é tão forte como antes, mas ainda persiste. A interação social hoje em dia, graças a Deus, está maravilhos­a, mas teve um período que foi muito difícil.

Que tipo de vitórias dele você tem a contar?

As nossas vitórias vêm desde o diagnóstic­o feito com 1 aninho. Nossa principal dificuldad­e no início, e que hoje é uma vitória, é em relação ao sono dele, porque ele acordava muito durante a noite, e após o início do tratamento dele na Somare, e de algumas técnicas que utilizo em casa, o sono foi regulado. E também, graça à terapia alimentar oferecida pela Somare, hoje ele come bastante coisa, que antes ele não comia nada.

E a parte de nervosismo ainda persiste, mas conseguimo­s lidar muito bem, graças a todo o apoio que temos das psicólogas da Somare. A fala, que era zero, com dois, três meses de terapia, já apresenta uma melhora significat­iva. Hoje o Davi fala praticamen­te tudo, graças à fonoaudiol­ogia.

Qual o recado você dá para mães e pais que estão vivendo a descoberta de um filho autista?

O que posso dizer para as mães que estão vivendo essa descoberta é que nosso chão cai na hora, até me emociono ao falar, mas conforme vai passando o tempo, e a gente vai vendo as vitórias do nosso filho, as coisas vão se acalmando, porque para quem é pai e mãe de autista qualquer detalhe da evolução deles é uma vitória muito grande. Então, pais, tenham fé, busquem, corram atrás que o resultado vem. Para alguns pode demorar, mas vem, tenham muita paciência e fé, pois compensa demais essa dedicação, e a gente aprende a lidar com isso no nosso dia a dia, aprendemos a lidar com isso de uma maneira mais leve. Confiar nos terapeutas também faz toda a diferença. Então tenham fé em Deus que o resultado vem.

TALANA LOPES AMBONI É MÃE DO DAVI WILSON AMBONI

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Argentina