S.O.S verão!

5 dicas pre­ci­o­sas pa­ra blin­dar os fi­os na es­ta­ção mais quen­te do ano

200 Cortes de Cabelo - - Índice - Tex­to: YARA LOMBARDI/COLABORADORA De­sign: AMANDA MAR­QUES/COLABORADORA

S ol, praia e pis­ci­na: es­se é o trio que faz o verão ser uma das es­ta­ções mais es­pe­ra­das do ano. O pro­ble­ma é que eles podem se tor­nar ini­mi­gos da saú­de dos fi­os se não to­mar­mos os cui­da­dos ne­ces­sá­ri­os. “A água sal­ga­da do mar tem te­or al­ca­li­no mui­to al­to e, com raio UVA e UVB do sol, po­ten­ci­a­li­za o res­se­ca­men­to da fi­bra ca­pi­lar”, ex­pli­ca o hairsty­list Char­les Veiy­ga, do sa­lão Bou­ti­que Be­au­té. Sai­ba co­mo apro­vei­tar as al­tas tem­pe­ra­tu­ras sem des­cui­dar das ma­dei­xas!

1. Blin­da­gem

A hi­dra­ta­ção dos fi­os é fun­da­men­tal, já que eles vão pas­sar por pe­río­dos de res­se­ca­men­to. Te­nha sem­pre em mãos um kit com le­a­ve-in sem en­xá­gue, um pro­te­tor so­lar pa­ra as ma­dei­xas, e um óleo fi­na­li­za­dor, que cria uma ca­ma­da pro­te­to­ra, hi­dra­ta e dá bri­lho aos ca­be­los.

2. Na ho­ra de la­var

“In­di­co la­var os fi­os com água mais fria, pois ela fe­cha mais a cu­tí­cu­la, dan­do mais bri­lho aos ca­be­los”, in­di­ca o pro­fis­si­o­nal. Além dis­so, dei­xar as ma­dei­xas se­ca­rem na­tu­ral­men­te po­de evi­tar que elas se­jam mais pre­ju­di­ca­das pe­la ação da al­ta tem­pe­ra­tu­ra do se­ca­dor, por exem­plo.

3. Pré-praia

An­tes de se jo­gar no mar, Char­les in­di­ca uma ma­nei­ra de pro­te­ger ain­da mais os fi­os: “Ume­de­ça o ca­be­lo, de­pois apli­que um pro­te­tor so­lar em spray. Em se­gui­da, passe um con­di­ci­o­na­dor e pen­teie bem. Des­sa for­ma, seu ca­be­lo te­rá uma ca­ma­da de pro­te­ção con­tra os rai­os so­la­res e a água do mar”.

4. Pro­te­ja do clo­ro

O clo­ro pre­sen­te na água das pis­ci­nas é um gran­de ini­mi­go do ca­be­lo, já que sol­ta um pig­men­to de cor ver­de, que além de res­se­car, pe­ne­tra nos fi­os, dei­xan­do-os po­ro­sos. Apli­que le­a­ve-in nos ca­be­los, que se­la e cria uma ca­ma­da pro­te­to­ra. Além dis­so, ao sair da pis­ci­na, não se es­que­ça de la­var a ca­be­lei­ra com água cor­ren­te em abun­dân­cia, pa­ra re­ti­rar o ex­ces­so de pro­du­tos no­ci­vos.

5. Fi­os tin­gi­dos

Os ca­be­los co­lo­ri­dos ten­dem a so­frer mais no verão. “Os rui­vos têm pig­men­tos que se sol­tam com mai­or fa­ci­li­da­de ao la­var na água do mar e pis­ci­na, por is­so, pre­ci­sam de cui­da­dos es­pe­ci­ais e re­to­que da co­lo­ra­ção mais fre­quen­te. É ne­ces­sá­rio usar xam­pus de ma­nu­ten­ção e hi­dra­ta­ção da cor”, in­di­ca o pro­fis­si­o­nal. Já os loi­ros pre­ci­sam de pro­te­ção es­pe­cí­fi­ca: “Pa­ra man­ter o loi­ro be­ge e pla­ti­na­do es­ti­lo sur­fis­ta é ne­ces­sá­rio usar xam­pu de pig­men­to vi­o­le­ta”, pon­tua Char­les.

Con­sul­to­ria: Char­les Veiy­ga, hairsty­list do sa­lão Bou­ti­que Be­au­té, de Cer­quei­ra Cé­sar (SP) Foto: Shut­ters­tock Images

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.