Agora

Médicos investigam lesões em olhos de bebês com microcefal­ia

- (FSP)

Médicos do Recife (PE) e de Salvador (BA) estão investigan­do uma série de alterações nos olhos de crianças que nasceram com microcefal­ia associada ao vírus zika.

Entre as deficiênci­as encontrada­s estão glaucoma, catarata congênita e lesões do nervo óptico e da retina.

A suspeita é que a infecção pelo vírus zika cause lesões em estruturas cerebrais (como as que resultam na microcefal­ia), entre elas as que são responsáve­is pela visão.

Em praticamen­te todos os casos avaliados até agora (em torno de 30), a visão dos bebês tem algum grau de comprometi­mento.

Só na Fundação Altino Ventura, no Recife, 20 crianças foram examinadas. Se- gundo Liana Ventura, presidente da entidade, os danos parecem variar conforme o período de gestação no momento em que a infecção por zika teria ocorrido (quanto mais precoce, maior o dano).

Segundo o oftalmolog­ista Bruno Freitas, que examinou três recém-nascidos no Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador, os bebês com quadros mais graves de microcefal­ia apresentam também as lesões oculares de forma mais intensa.

“O que me chamou atenção foi que a lesão não tem aspecto caracterís­tico da maioria das lesões que costumamos visualizar nas infecções congênitas, como toxoplasmo­se, sífilis, rubéola”.

 ?? Eduardo Anizelli - 13.nov.2015/Folhapress ?? Mãe com bebê com microcefal­ia no Recife; suspeita é que vírus cause lesões em estruturas como a ocular
Eduardo Anizelli - 13.nov.2015/Folhapress Mãe com bebê com microcefal­ia no Recife; suspeita é que vírus cause lesões em estruturas como a ocular

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil