Agora

Moradora teme doença na rua da dengue

- (CP)

Moradores da rua Guarairas, na Brasilândi­a (zona norte de SP), onde pelo menos 12 pessoas contraíram dengue em fevereiro deste ano, estão preocupado­s com a chegada do zika vírus, também transmitid­o pelo o mosquito da dengue.

“Estamos morrendo de medo, ainda mais com esse novo vírus que estão falando por aí. Já colocamos telas em todas as janelas, mas, mesmo assim, quando a gente abre a porta, sempre entra um ou outro mosquito”, diz a dona de casa Vera Lúcia Galvão, 51 anos.

Ela afirma que o marido foi infectado pela dengue em março deste ano. “A gente fica preocupado, porque aqui teve muitos casos. Meu pai, que mora aqui perto, também teve dengue neste ano”, diz Vera Lúcia.

A dona de casa afirma que viu a prefeitura fazer o “fu- macê” na rua apenas uma vez neste ano.

Vera diz que pelo menos três carros abandonado­s que ficam na rua e uma casa desocupada que não tem moradores há muito tempo colaboram para o aparecimen­to do mosquito. “Teve gente que não deixou o agente da dengue entrar em casa. Isso é complicado, porque precisa ter colaboraçã­o.”

A dona de casa Maria Serafim, 56 anos, diz que teve sorte em não pegar dengue no começo do ano. “Aqui na rua pouca gente escapou. Minha irmã e meu sobrinho tiveram. Graças a Deus, me livrei dessa.”

Ela diz que está sempre atenta para não deixar água parada. “O problema é que muita gente não colabora para acabar com isso. Daí temos que fazer por nós e pelos outros”, afirma a dona de casa.

 ?? Rubens Cavallari/Folhapress ?? A dona de casa Vera Lúcia Galvão mostra a tela que colocou em sua casa para evitar dengue; em fevereiro, ao menos 12 moradores da rua pegaram a doença
Rubens Cavallari/Folhapress A dona de casa Vera Lúcia Galvão mostra a tela que colocou em sua casa para evitar dengue; em fevereiro, ao menos 12 moradores da rua pegaram a doença

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil