Agora

Macri toma posse e critica mentiras de Cristina Kirchner

Novo presidente diz que políticos devem superar seus egos em ataque à antecessor­a, que não foi à posse

- (FSP)

Em seu primeiro discurso como presidente da Argentina, Mauricio Macri afirmou que os políticos devem superar os seus egos em prol do bem comum e prometeu combater a corrupção.

A mensagem pode ser lida como um recado à presidente Cristina Kirchner, que deixou o cargo sem participar da cerimônia de transmissã­o de mandato no país.

Em seu juramento no Congresso, Macri falou mais de uma vez em superar o “enfrentame­nto inútil”, fazendo referência à política de confrontaç­ão do kirchneris­mo nos 12 anos de poder.

“A política não é uma competição para ver quem tem o ego maior.”

“Não é tampouco o cenário em que alguns mentem para enganar as pessoas com da- dos falsos”, acrescento­u, citando outra prática controvers­a do governo de Cristina: a manipulaçã­o de estatístic­as para esconder dados ruins, como a inflação e a pobreza.

No plenário, deputados kirchneris­tas, que tem a maioria na Câmara e no Senado, deixaram cadeiras vazias, em solidaried­ade a Cristina. Um indicativo de que, primeiro, Macri deverá unir a classe política, a fim de conquistar governabil­idade.

Sobre corrupção, o novo presidente disse que fará um combate “implacável” e não poupará aliados.

“Em nosso governo, não haverá juízes macristas. Não pode haver juízes militantes de nenhum partido”.

Em um recado aos líderes de esquerda sul-americanos, presentes à cerimônia, disse que tem “uma nova visão da política, sem preconceit­os e rancores” e que quer trabalhar em cooperação.

Após o discurso no Congresso, o novo presidente foi à Casa Rosada, como queria, receber a faixa do presidente do Senado, Federico Pinedo.

 ?? AFP ?? Novo presidente da Argentina, Maurício Macri, comemora posse do cargo com dança no balcão da Casa Rosada, após receber a faixa e o bastão presidenci­ais
AFP Novo presidente da Argentina, Maurício Macri, comemora posse do cargo com dança no balcão da Casa Rosada, após receber a faixa e o bastão presidenci­ais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil