Agora

Conselho de Ética adia mais uma vez decisão sobre Cunha

Novo relator assume e diz que entregará novo parecer na terça; votação pode ficar para fevereiro

- (FSP)

A decisão do Conselho de Ética sobre a abertura do processo de cassação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), foi adiado mais uma vez após uma sessão que teve até briga entre parlamenta­res.

Após a manobra de anteontem do peemedebis­ta para destituir o relator Fausto Pinato (PRB-SP), o conselho oficializo­u Marcos Rogério (PDT-RO) para a relatoria.

O novo relator afirmou em entrevista não ter medo de pressões e deixou claro que votará pela abertura do processo de cassação de Cunha.

Apesar de afirmar que deve votar pelo início o processo, Rogério disse que tem algumas divergênci­as formais em relação ao relatório de Pinato, por isso só irá apresentar sua versão ao conselho na semana que vem.

Com isso, as discussões foram encerradas e adiadas pela sétima vez a votação. O Congresso entra oficialmen­te em recesso no dia 23, só retornando em fevereiro.

Propostas

Destituído da relatoria após manobra de Cunha, Fausto Pinato (PRB-SP), afirmou ontem em entrevista ao jornal “Folha de S.Paulo” ter recebido oferta de propina sobre o parecer em três oportunida­des.

Ele disse não conhecer as pessoas que fizeram a oferta, afirmou também que era corrente no conselho conversas sobre compra de votos de deputados. “Ouvi falar isso de monte.”

O deputado voltou a dizer, sem citar nomes, ter recebido de deputados aliados de Cunha ele não disse quem conselhos para tomar cuidado com o relatório. “Era cercado de amigos [dentro da Câmara] e me tornei o cara mais solitário do mundo.” Em outubro, o senador Ronaldo Caiado chamou a atenção do ministro Eduardo Braga por não prestar atenção aos seus questionam­entos durante reunião

Wellington Roberto (PR-PB) Zé Geraldo

(PT-PA) Eduardo Braga (Minas e Energia) Ronaldo Caiado (DEM-GO) Na terça, petistas discordara­m da opção de Eduardo Cunha pelo voto secreto para a composição da comissão sobre o impeachmen­t e tentaram barrar a entrada nos postos de votação Paulinho da Força (SD-SP)

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil