Agora

Famílias do Minha Casa sonham em morar em tríplex

Moradores contam como é difícil viver em 45 m2 após Lula falar que tríplex de 215 m2 é pequeno

- (SS e FSP)

Moradores de unidades habitacion­ais do programa federal Minha Casa, Minha Vida dizem sonhar com um tríplex para acomodar toda a família. Essa é a resposta de famílias beneficiad­as pelo programa ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou, em depoimento à Polícia Federal, no último dia 4 de março, que um tríplex de 215 m2 é “pequeno” (leia a frase nesta página).

Lula é investigad­o na Operação Lava Jato, da Polícia Federal, e pelo Ministério Público do Estado por supostamen­te receber vantagens e lavar dinheiro ao ocultar que é dono de um tríplex de luxo localizado na praia Astúrias, no Guarujá (86 km de SP). Lula nega todas as acusações.

“Até pensaria em sugerir a troca do meu apartament­o pelo tríplex, mas vai que me tiram de lá com toda essa polêmica. Melhor ficar com o que tenho garantido”, brinca a dona de casa Maria de Sousa Soares, 56 anos, que mora em um condomínio de José Bonifácio, na região de Itaquera (zona leste).

O apartament­o de Maria tem 47 m2 (mais de um quarto do tamanho do tríplex do Guarujá) e acomoda outras cinco pessoas: marido, três filhos e uma neta. O imóvel possui sala, cozinha, um banheiro, dois quartos e uma pequena lavanderia, onde só cabem uma máquina de lavar roupas e um tanquinho.

“Meu marido e eu ficamos em um dos quartos, as mulheres da família ficam no outro e meu filho dorme na sala, em um colchão. Não é um espaço grande, mas até que a gente se divide bem”, afirma Maria.

“Com a lavanderia pequena, não há espaço para pendurar as roupas. Tenho que deixá-las na cozinha e no quarto”, explica a dona de casa. Seu filho, o repositor Reginaldo Soares, 35 anos, diz que é preciso organizaçã­o da família na saída ao trabalho. “Cada um tem seu horário de levantar para não disputar o banheiro.”

LEIA MAIS

 ?? Rubens Cavallari/Folhapress ?? O chapeiro Aloísio Junior, 29 anos, com a família, no apartament­o onde mora, de 45 m2, em Itaquera (zona leste); beneficiad­os do Minha Casa, Minha Vida têm que dormir na sala por falta de espaço nos dois quartos
Rubens Cavallari/Folhapress O chapeiro Aloísio Junior, 29 anos, com a família, no apartament­o onde mora, de 45 m2, em Itaquera (zona leste); beneficiad­os do Minha Casa, Minha Vida têm que dormir na sala por falta de espaço nos dois quartos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil