Agora

Gravação indica que Dilma tentou evitar prisão de Lula

Conversa telefônica mostra a presidente dizendo que enviaria termo de posse ‘em caso de necessidad­e’

- (FSP)

O juiz federal Sergio Moro, que cuida da Lava Jato na primeira instância da Justiça, divulgou ontem à tarde a gravação de uma conversa telefônica entre a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula, na qual ela diz que está mandando um termo de posse de ministro a ele para ser usado “em caso de necessidad­e”.

Na conversa com Lula, Dilma afirma: “Seguinte, eu tô mandando o Messias [Jorge Rodrigo Araújo Messias, subchefe de assuntos jurídicos da Casa Civil] junto com o papel pra gente ter ele. E só usa em caso de necessidad­e, que é o termo de posse, tá?”

Lula concorda com a proposta da presidente.

Investigad­ores da Lava Jato interpreta­m o uso do documento “em caso de necessidad­e” como a tentativa de escapar de um eventual pedido de prisão do ex-presidente Lula, no dia em que ele aceitou ser ministro do governo Dilma. Será o ministro-chefe da Casa Civil.

Os procurador­es viram nos diálogos uma tentativa de atrapalhar as investigaç­ões, o que é considerad­o um crime grave. “Constam conversas que denotam estratégia­s para turbar as investigaç­ões envolvendo Luiz Inácio”, escreveram os procurador­es da força-tarefa de Curitiba, em petição protocolad­a ontem.

No documento, porém, o Ministério Público não detalha exatamente a quais áudios se refere, citando-os de forma geral.

Os procurador­es citam a delação premiada do senador Delcídio do Amaral (exPT-MS), uma referência à tentativa do ministro da Educação Aloizio Mercadante de impedir sua delação, e comparam o caso com as intercepta­ções envolvendo o ex-presidente Lula.

‘Também existem diálogos que envolvem ministros de Estado, e em que os interlocut­ores aduzem ser possível a interferên­cia na presente investigaç­ão‘, afirmam, em referência ao então ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, que aparece nas conversas.

Em tese, Dilma poderia ser acusada de tentativa de obstrução à Justiça, segundo advogados ouvidos pela Folha sob a condição de que seus nomes não fossem revelados.

 ?? Andressa Anholete/AFP ?? Manifestan­tes na noite de ontem, em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília, em protesto contra a nomeação do ex-presidente Lula como ministro da Casa Civil; o grupo pedia a renúncia de Dilma Rousseff
Andressa Anholete/AFP Manifestan­tes na noite de ontem, em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília, em protesto contra a nomeação do ex-presidente Lula como ministro da Casa Civil; o grupo pedia a renúncia de Dilma Rousseff

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil