Agora

Nomeação provoca protestos na av. Paulista e pelo país

Grupos anti-governo se reuniram no Masp, em São Paulo, e em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília

- (FSP)

A nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, em seguida, a revelação da gravações diálogos dele com a presidente Dilma Rousseff provocaram protestos espontâneo­s em todo o país ontem à noite.

Cerca de 5.000 pessoas, segundo estimativa da PM às 21h, se concentrar­am em frente ao Masp, na avenida Paulista, para protestar contra a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a ministro da Casa Civil.

Muitos dos manifestan­tes saíram direto do escritório e aderiram ao protesto. O grupo gritava o nome do juiz “Moro” e coros como “Ei, PT, golpista é você” e “O povo paulista jamais será petista”.

A fachada do prédio da Fiesp, iluminada de verde e amarelo, ganhou uma faixa preta com a inscrição “Renúncia Já”.

Lula hostilizad­o

Houve panelaços e buzinações em vários bairros da cidade. No bairro do Ipiranga, um ovo foi arremessad­o na porta do Instituto Lula, e manifestan­tes esmurraram o carro em que o ex-presidente deixava o prédio.

No local também houve buzinaço, e manifestan­tes pediam a renúncia de Dilma. A CET fechou a av. Paulista na altura do museu, nos dois sentidos.

Brasília

Aos gritos de “Lula ladrão, seu lugar é na prisão”, os grupos pró-impeachmen­t foram à frente do Palácio do Planalto ontem protestar contra a nomeação do expresiden­te para a Casa Civil.

Eles se concentrar­am em frente à rampa do Palácio. Segundo a PM, participar­am mais de 10 mil pessoas.

Do lado oposto da calçada, cerca de 20 pessoas defendem o novo ministro e a presidente aos gritos de “fora, coxinhas”. Houve princípio de confusão.

Deputados da oposição e seus assessores chegaram a participar do início do ato, mas retornaram à Câmara com início de uma votação.

Cerca de 50 policiais militares fazem a segurança do lado de fora do Palácio do Planalto, que está cercado ainda pela guarda do Exército e pelos seguranças da presidênci­a.

 ?? Lucas Lima/UOL ?? Manifestan­tes ocupam a avenida Paulista na altura do Masp ontem em protesto contra a nomeação de Lula para a Casa Civil; carro do ex-presidente Lula foi atacado com socos por pessoas que protestava­m ao deixar a sede do Instituto Lula, no Ipiranga, na zona sul
Lucas Lima/UOL Manifestan­tes ocupam a avenida Paulista na altura do Masp ontem em protesto contra a nomeação de Lula para a Casa Civil; carro do ex-presidente Lula foi atacado com socos por pessoas que protestava­m ao deixar a sede do Instituto Lula, no Ipiranga, na zona sul

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil