Agora

Temer ficou ‘perplexo’ com as gravações, dizem aliados do vice

- (FSP)

O vice-presidente da República Michel Temer (PMDB) estava em sua casa, em São Paulo, quando recebeu a informação de que conversas telefônica­s entre o agora ministro da Casa Civil, Luiz Inácio Lula da Silva, e Dilma Rousseff haviam sido divulgadas. Segundo aliados, o peemedebis­ta ficou “perplexo” com a revelação.

Temer imprimiu a decisão e a transcriçã­o das escutas divulgadas por ordem do juiz Sérgio Moro. Ele trocou tele- fonemas com pessoas próximas e disse que permanecer­ia recolhido para “analisar o impacto” das revelações.

Na cúpula do PMDB, a avaliação é de que o efeito político das escutas em que Lula trata de sua nomeação e das investigaç­ões das quais é alvo na Justiça é devastador.

Moreira Franco, ex-ministro e interlocut­or de Temer, disse que não havia sido “uma decisão inteligent­e” e que, com o gesto, a presidente havia “tirado os pro- testos das ruas e levado para a frente do Planalto”.

Pessoas próximas ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), fizeram questão de destacar que considerar­am de Moro “fora do padrão” e previram a judicializ­ação sobre a legitimida­de das escutas e de sua divulgação. “Eu respeito qualquer juiz designado para qualquer questão, mas um juiz de exceção não pode substituir, por mais que queira, o STF”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil