Agora

Número de casos confirmado­s de microcefal­ia chega a 863 no país

- (FSP)

O Brasil já soma 863 casos confirmado­s de bebês com microcefal­ia e outras alterações no sistema nervoso, de acordo com boletim do Ministério da Saúde divulgado ontem. O número representa um aumento de 15,8% em relação aos dados da última semana.

Entre os casos confirmado­s, 97 tiveram resultado positivo para o vírus zika em exames daí a suspeita de que os casos possam estar relacionad­os ao vírus, transmitid­o pelo mosquito Aedes aegypti. Os demais não tiveram resultados informados.

Além do zika, o Ministério da Saúde investiga se os casos foram causados por outras infecções já conhecidas. Entram na lista citomegalo- vírus, toxoplasmo­se, entre outros.

Apesar de não informar os dados para as outras infecções, a pasta diz considerar que a maioria dos casos confirmado­s esteja relacionad­a ao zika, identifica­do no país no início de 2015.

Ao todo, os registros confirmado­s abrangem 327 municípios de 18 Estados e Dis-

sífilis, trito Federal. O Nordeste, no entanto, ainda concentra 96% dos casos.

Desde outubro, quando iniciaram as investigaç­ões, até o dia 12, data do envio dos dados pelos Estados ao governo federal, foram notificado­s 6.480 casos de suspeita de microcefal­ia no país. Destes, 4.268 continuam em investigaç­ão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil