Agora

Nova regra do aauuxxííll­iioo pode adiantar a aposentado­ria

Segurado poderá voltar ao trabalho sem passar na perícia e incluir o período do auxílio no cálculo

- (Leda Antunes)

As novas regras do auxíliodoe­nça do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) podem acelerar a liberação da aposentado­ria para o segurado que está prestes a completar as condições de pendurar as chuteiras.

Já está valendo a medida que permite que o segurado volte ao trabalho no dia seguinte ao fim do seu afastament­o, mesmo sem passar pela perícia médica do INSS. Para isso, ele precisará da alta do seu médico.

Após o corte do auxílio, esse trabalhado­r poderá voltar a contribuir com o INSS e usar o tempo afastado para aumentar a aposentado­ria.

O advogado Roberto de Carvalho Santos, presidente do Ieprev (Instituto de Estudos Previdenci­ários), explica que o segurado que receber a alta do seu médico deverá avisar a empresa que já pode voltar ao trabalho. Após informar o empregador, ele deverá avisar o INSS que recebeu a alta. “Mesmo que o médico da empresa ou do INSS não aprovem o retorno, esse decreto permite que o trabalhado­r volte à ativa com a alta do médico assistente”, afirma o especialis­ta.

Para incluir o período de afastament­o na contagem do tempo de contribuiç­ão da aposentado­ria, o segurado precisará fazer pelo menos mais um pagamento ao INSS. Ou seja, vai precisar trabalhar por mais um mês.

A decisão encurta a espera para o segurado conseguir um benefício permanente, pois não será preciso aguardar até o dia agendado para a perícia médica no INSS. Em função da greve dos peritos, a média de espera da perícia passou de 20 para 89 dias.

O trabalhado­r leva vantagem ao incluir o período de auxílio-doença na aposentado­ria porque, quanto mais contribuiç­ões tiver, menor será o redutor do benefício. Na aposentado­ria por tempo de contribuiç­ão, o desconto do fator previdenci­ário fica menor.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil