Agora

Polícia Federal acha objetos de Lula e MMaarriiss­aa em sítio

Imóvel em Atibaia tem roupas, cosméticos e até barco com nomes de ex-presidente e da sua mulher

- (FSP)

Bilhete com prazos da obra

Na ação de busca e apreensão no sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP), a Polícia Federal encontrou objetos pessoais, roupas, bebidas e presentes do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e não identifico­u pertences de Jonas Suassuna e Fernando Bittar, formalment­e proprietár­ios do imóvel.

Laudo produzido pela PF após as buscas da 24ª fase da Operação Lava Jato, que tinha Lula como alvo, afirma que, pela vistoria feita, o expresiden­te e a ex-primeirada­ma Marisa Letícia eram os principais usuários do sítio.

Em um anexo da casa principal, os peritos encontrara­m uma adega com centenas de garrafas de bebidas. Na suíte, foram achadas camisas de futebol de Lula recebidas de presente.

Também foram encontrado­s frascos de cosméticos e medicament­os com o nome de Marisa Letícia.

A PF também achou um cartão de boas festas enviado pelo empreiteir­o Léo Pinheiro, da OAS, que é suspeita de bancar parte das benfeitori­as do imóvel junto com a Odebrecht e o pecuarista José Carlos Bumlai.

Para os peritos, pelo me- nos “uma parte” da mudança do ex-presidente foi enviada para o local. Em uma lista com as caixas que estão no sítio, há um item que diz “brindes campanha Lula”.

Fazem parte da propriedad­e também um alojamento de seguranças, a casa de um caseiro, um depósito e uma casa de barco. No local, foi encontrado um barco com a inscrição “Lula & Marisa”.

As outras duas casas do sítio tinham “reduzido número de itens de conforto”, o que, para a PF, indica que eram usadas apenas como quarto de hóspedes.

Lula sustenta que não é dono do local e que apenas frequenta uma propriedad­e de amigos em dias de descanso. À PF ele disse que não queria dar detalhes do assunto porque não gostaria de falar de algo que não é seu.

Árvores do Planalto

Papéis encontrado­s pela PF indicam que em novembro de 2010, quando o petista ainda era presidente da República, mudas de plantas foram enviadas do Palácio da Alvorada, residência oficial do chefe do Executivo, em Brasília, para a propriedad­e rural no interior de São Paulo. Porém, em depoimento, Lula afirmou que só tomou conhecimen­to sobre a compra do sítio por amigos dele e passou a visitar o local em janeiro de 2011, após deixar a presidênci­a.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil