Agora

Aliado de Cunha será relator do impeachmen­t

Comissão parece estar equilibrad­a, mas há uma tendência de o grupo a favor do impeachmen­t crescer

- (FSP)

Um dos nomes mais próximos do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDBRJ), o líder do PTB, deputado Jovair Arantes (GO), vai relatar o processo de impeachmen­t contra Dilma Rousseff na comissão especial formada na tarde de ontem. A pre- sidência da comissão vai ficar por conta do líder do PSD, Rogério Rosso (DF), também próximo a Cunha.

Nenhum dos dois nomes estava entre as preferênci­as do Palácio do Planalto, mas o desgaste político dos últimos tempos levou a um acordo entre base e oposição.

Em uma sessão tumultuada, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou ontem, por 433 votos contra 1, a lista dos 65 deputados que vão compor a comissão especial.

Ao todo, 24 partidos indicaram deputados. Embora no papel o governo tenha maioria, na prática há uma divisão equilibrad­a entre apoiadores e adversário­s de Dilma, com tendência de o grupo pró-impeachmen­t crescer nos próximos dias.

Houve bate-boca, provocaçõe­s e coros simultâneo­s contra e a favor de Dilma.

Entre os indicados está o ex-prefeito de São Paulo Paulo Maluf (PP), recentemen­te condenado a três anos de prisão pela Justiça francesa sob a acusação de chefiar uma quadrilha de lavagem de dinheiro desviado de obras públicas no Brasil.

A comissão terá prazo de até 15 sessões do plenário —dez sessões são para a defesa de Dilma e mais cinco para a votação do relatório. A palavra final será dada pelo plenário em votação aberta e no microfone. O Senado é autorizado a abrir o processo de impeachmen­t com 342 deputados a favor.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil