Agora

Motoristas do Uber querem fazer paralisaçã­o no dia 28

Grupo reclama que está recebendo menos porque empresa dá descontos na tarifa. Protesto terá carreata

- (Mariana Zylberkan)

Motoristas do Uber vão cruzar os braços no próximo dia 28 em várias cidades do país. A adesão deve ser maior em São Paulo.

O movimento, que está sendo organizado por meio de grupos de WhatsApp (aplicativo de mensagens no celular) vai reivindica­r aumento da tarifa cobrada dos passageiro­s pela multinacio­nal americana.

De acordo com motoristas, o Uber diminuiu, desde o fim do ano passado, em 15% o valor cobrado nas corridas, uma forma de a empresa se populariza­r no país e disputar com os táxis.

Além disso, segundo esses motoristas, há cada vez mais pessoas dirigindo para o Uber, o que aumenta a concorrênc­ia. Por fim, o aplicativo faz um cálculo na região da chamada e, quanto mais motoristas há perto, menor é o valor da corrida.

Por causa disso, os motoristas reclamam de ter que trabalhar muito mais horas para manter o mesmo rendimento. “Para se ganhar o que se ganhava em oito horas de trabalho, agora é preciso dirigir por mais de 12 horas seguidas”, diz o motorista Sergio, 46 anos, que não informou o sobrenome.

A paralisaçã­o vai reivindica­r aumento de 15% na tarifa cobrada.

Além de desligar o aplicativo por 24 horas a partir das 5h do dia 28, os motoristas também planejam organizar uma carreata por pontos centrais de São Paulo a partir do meio-dia.

Os itinerário­s ainda estão sendo discutidos, assim como as autorizaçõ­es com os órgãos de controle de trânsito de São Paulo.

A gestão do prefeito Fernando Haddad (PT) considera o serviço ilegal e estuda a sua regulament­ação. A discussão também está na Justiça.

Desconto

O Uber diz que, sempre que promove redução na tarifa, a empresa também recebe menos pela corrida (veja o quadro ao lado).

Os descontos na tarifa, diz a empresa, são uma forma de os motoristas conseguire­m mais clientes e de ficarem menos tempo com o carro parado.

 ?? Robson Ventura - 23.dez.2015/Folhapress ??
Robson Ventura - 23.dez.2015/Folhapress

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil