Agora

Compra de imóvel fica mais fácil na quinta

Caixa vai financiar até 70% do valor do imóvel usado para trabalhado­res do setor privado

- (Leda Antunes)

A Caixa Econômica Federal vai liberar financiame­ntos de imóveis usados com entradas menores a partir de quintafeir­a da semana que vem. O banco aumentou de 50% para 70% o valor que o trabalhado­r do setor privado pode financiar na compra de um imóvel usado.

Além das condições melhores de financiame­nto, quem pretende comprar e não estava conseguind­o porque não tinha tanta grana guardada também encontra preços menores no mercado de usados. Em janeiro, o valor destes imóveis caiu 2,5% em relação a dezembro, segundo dados do Creci-SP.

“Os preços dos imóveis usados vêm caindo desde o início de 2015. Agora, com condições melhores para o financiame­nto, os próximos três meses serão ideais para fechar um bom negócio”, afirma Flávio Prando, vicepresid­ente de intermedia­ção imobiliári­a do Secovi-SP.

Ele aposta que o momento deve passar rápido, pois com condições mais favoráveis ao financiame­nto de usados, a procura poderá aumentar. “Nos próximos meses o comprador terá mais poder de negociação”, diz.

Porém, ele orienta que o comprador dê a maior entrada que for possível, mesmo que a Caixa exija apenas 30% do valor do imóvel à vista. “O ideal é o usar o saldo total do FGTS e pagar o que for possível à vista, assim as prestações ficam menores e compromete­m menos o orçamento”, orienta.

Mais uma dica é consultar outros bancos antes de simular o financiame­nto onde é correntist­a, para tentar negociar taxas um pouco melhores.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil