Agora

Correspond­ência entre Cuba e Estados Unidos é

Cubana convidou Barack Obama para um café em sua casa e recebeu resposta; mensagem enviada diretament­e entre os dois países é a primeira em mais de 50 anos

- (FSP)

Uma cubana de 76 anos que convidou Barack Obama para um café em sua casa, disse estar emocionada por receber a resposta do presidente, a primeira correspon- dência enviada diretament­e dos Estados Unidos para Cuba em mais de meio século —desde a revolução cubana de 1959. A carta, na verdade, ainda não foi entregue, mas a Casa Branca já divulgou seu conteúdo.

Em 18 de fevereiro, Ileana Yarza escreveu ao presidente afirmando: “Não há muitos cubanos tão ávidos quanto eu para encontrá-lo em pessoa” —em referência à visita de Obama à Cuba, no domingo. O presidente respondeu, mostrando-se gentil: “Com esperança, terei tempo para tomar um café cubano em sua casa”.

A cubana disse estar “encantada” com Obama e seu “cavalheiri­smo”. Na mensagem, ela havia dito que não poderia estar mais feliz com a notícia da visita presidenci­al. “Um presidente americano finalmente tomando um passo tão necessário, o segundo melhor depois de ter admitido abertament­e que o cruel embargo de meio século a esta pequena ilha, tão amada, paciente e resiliente, não funcionou.”

Ela ainda afirmou que acompanhou a eleição americana e brindou à vitória de Obama. “Por favor, por favor, venha me visitar. Dê a essa velha senhora de 76 anos o presente de encontrá-lo pessoalmen­te”, pediu.

Obama agradeceu pelas palavras gentis de Ileana e se mostrou animado com a viagem a Cuba. “Eu estou ansioso para visitar Havana, incentivar essa relação [entre os dois países] e colocar em evidência nossos valores em comum e, com esperança, terei tempo para tomar um café cubano.”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil