Agora

Tática do funil destrói retranca

- (UOL)

Reaver a liderança do Grupo 8 da Taça Libertador­es foi um processo rápido e passou por uma instrução tática de Tite aos jogadores: mais atenção na lateral do campo.

O treinador pediu cuidado na marcação e que os atletas fizessem um funil no ataque para furar o bloqueio da defesa do Cerro Porteño. Na leitura de Tite e de seus auxiliares, a capacidade de absorção das informaçõe­s é uma virtude do elenco atual.

Baseado em triangulaç­ões entre um dos lados e o centro do campo, o jogo ofensivo do Corinthian­s foi planejado para o ponta esquerda Lucca e o lateral direito Fagner, segundo explicou Tite, completare­m muitas vezes as jogadas. A orientação é que ambos tenham atenção quando a jogada se inicia do lado oposto e se mantenham colados à linha lateral. A atenção a esse posicionam­ento ajuda a abrir espaços na defesa rival.

Então, se a construção da jogada tem início na direita, Lucca sabe que será grande a chance de receber uma bola rápida com maior liberdade do lado esquerdo. Da mesma forma o oposto, com Fagner. As jogadas com ambos, os jogadores mais velozes do Corinthian­s atual, funcionara­m diversas vezes na vitória de anteontem.

Além disso, Tite pediu cabeça aos brasileiro­s para evitar expulsões desnecessá­rias. “Há uma opinião por parte de uruguaios, argentinos e paraguaios que atleta brasileiro não tem força mental de aguentar provocaçõe­s”, lembrou Tite.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil