Agora

Fio de esperança

São Paulo sofre, mas só depende de suas próprias forças para avançar às oitavas de final da Libertador­es

- (UOL)

O São Paulo faz a sua pior campanha na história da Libertador­es. Mesmo assim, a equipe só depende dos seus resultados para carimbar a vaga e jogar o mata-mata.

Depois do empate, anteontem, por 1 a 1, com o Trujillano­s, na Venezuela, o cálculo é que será necessário vencer os três próximos jogos para chegar às oitavas.

Mas, dependendo de uma combinação de resultados, é possível conquistar a vaga com duas vitórias nos próximos jogos, no Morumbi, e um empate, em La Paz.

Pela frente, o São Paulo recebe o Trujillano­s e o River Plate e visita o Strongest.

O clube paulista soma dois pontos e poderá chegar à última rodada com no máximo oito pontos isso se triunfar nos dois próximos jogos.

Tal cenário complica a situação são-paulina de qualquer forma, uma vez que os bolivianos já marcam sete pontos após três rodadas.

Nunca na história o São Paulo havia ficado sem vencer nos primeiros três jogos na fase de grupos da Libertador­es. Em 2016, o time empatou com Trujillano­s e River, fora de casa, e perdeu para o Strongest, no Pacaembu.

Em 17 participaç­ões na Libertador­es antes da edição atual, entre 1972 e 2015, o São Paulo sempre venceu pelo menos um jogo entre os três primeiros da fase de grupos. Isso aconteceu até nas três edições em que o clube foi eliminado na primeira fase em 1978, 1982 e 1987. Naquela época, no entanto, apenas um time se classifica­va em cada grupo.

Nem mesmo em 2013 houve um início tão ruim. Na ocasião, o Tricolor chegou com quatro pontos à última rodada e precisou vencer o Atlético-MG, no Morumbi, para avançar às oitavas. Conseguiu. Apesar disso foi melhor que a atual. Nas três primeiras rodadas: perdeu do Galo fora, mas venceu o The Strongest e empatou com o Arsenal-ARG, em casa.

 ?? Julia Chequer - 8.fev.16/Folhapress ?? Lugano é um dos líderes do São Paulo e o principal ídolo da torcida no atual elenco; zagueiro terá papel fundamenta­l na missão de incentivar companheir­os na briga pela classifica­ção às oitavas da Libertador­es
Julia Chequer - 8.fev.16/Folhapress Lugano é um dos líderes do São Paulo e o principal ídolo da torcida no atual elenco; zagueiro terá papel fundamenta­l na missão de incentivar companheir­os na briga pela classifica­ção às oitavas da Libertador­es

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil