Agora

Nova definição do grid é a principal mudança

- (AF e UOL)

A grande novidade deste ano é com relação ao treino classifica­tório. A proposta foi aprovada pelo Conselho Mundial e será usada na Austrália, domingo, apesar de não agradar aos pilotos.

Com o novo formato, haverá eliminação a cada 1min30s até que sobrem apenas dois pilotos na briga pela pole position.

A primeira parte do treinament­o que antecede a corrida será feita em 16 minutos. Após os primeiro 7min, o pi- loto que for o mais lento será eliminado. Na sequência, a cada um minuto e meio, o último colocado na tabela de tempos deixa a pista, fazendo com que 15 restantes sigam para o Q2.

A etapa seguinte terá 15 minutos, seguindo praticamen­te o mesmo mecanismo do Q1. Aqui, porém, serão seis minutos até que a primeira eliminação aconteça.

Depois, o tempo de 90 segundos para a próxima eliminação é mantido. Com mais sete pilotos ficando pelo caminho, os oito mais velozes chegam ao Q3.

Na fase de definição do grid, o tempo para a primeira eliminação cai para cinco minutos. Então, os 90s entram em ação, até que fiquem os dois mais rápidos no minuto e meio final decidindo quem larga na ponta.

Outras novidades ocorrerão como maior liberdade na escolha dos pneus e limitações às conversas via rádio de engenheiro­s e pilotos.

 ??  ?? As estruturas laterais que protegem a cabeça do piloto estão mais resistente­s a choques e com 2 cm a mais de altura Com uma temporada mais longa, a organizaçã­o liberou os pilotos a usarem cinco motores durante o ano
As estruturas laterais que protegem a cabeça do piloto estão mais resistente­s a choques e com 2 cm a mais de altura Com uma temporada mais longa, a organizaçã­o liberou os pilotos a usarem cinco motores durante o ano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil