Agora

Vida dedicada à Atriz Françoise Forton comemora 50 anos de carreira com musical e exposição multimídia sobre a sua trajetória

- (Leandro Vieira)

Nada melhor para uma artista do que comemorar no palco. É assim que Françoise Forton, 58 anos, está celebrando seus 50 anos de carreira, em musical que revive o clima da novela “Estúpido Cupido”, que fez sucesso na Globo em 1976 e na qual ela atuou. “A Tetê, personagem que fiz naquela trama, foi a minha primeira protagonis­ta. Aonde eu vou, falam dela e do quanto o ar sonhador que ela tinha inspirou outras pessoas”, diz Françoise.

Além disso, acontece em São Paulo uma exposição multimídia em homenagem à atriz (leia mais ao lado).

Françoise se dedica à arte desde os sete anos, quando começou no teatro amador de Brasília, para onde se mudou depois que a família deixou o Rio, onde ela nasceu. A peça de estreia foi “A Menina e o Vento”, de Maria Clara Machado (1921-2001).

No teatro profission­al, a estreia aconteceu aos 11 anos, em 1968, com o espetáculo “Os Pais Abstratos”. A então menina dividia o palco com Jorge Dória (19202013), Darlene Glória e Glauce Rocha (1930-1971).

“Fiquei bem próxima da Glauce. A acompanhav­a nas peças e ouvia suas dicas. Ela foi muito importante”, diz.

No total, foram 32 novelas, entre papéis fixos e participaç­ões especiais, nove filmes e 42 espetáculo­s. “Neste momento, a melhor coisa é poder comemorar olhando para trás, para aprender, e para a frente, com vontade de fazer mais.” Em um de seus papéis de maior destaque, a atriz interpreta uma estudante que tem o sonho de deixar a pequena cidade de Albuquerqu­e, onde se passa a trama, para ser Miss Brasil A vilã (à esq.) é uma das melhores amigas da prima, Vera, vivida por Maria Luiza Mendonça, mas faz de tudo para seduzir o marido dela, Leandro (Odilon Wagner) No filme de Ronaldo Duque, Dora é uma guerrilhei­ra que, no interior do Pará, combate a ditadura militar no Brasil dos anos 1970 A peça, ainda inédita em São Paulo, utiliza poemas da escritora Ana Cristina César (1952-1983) para tratar do universo feminino. Françoise não faz um papel específico

 ?? Bruno Poletti/Folhapress ?? Françoise Forton comemora cinco décadas de arte
Bruno Poletti/Folhapress Françoise Forton comemora cinco décadas de arte
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil