Agora

PT pressionou governo para Lula ser ministro, indica áudio

Presidente do partido, Rui Falcão cobrou uma ação imediata do ministro da Casa Civil, Jaques Wagner

- (FSP)

Nova divulgação de gravação telefônica feita por investigad­ores da Lava Jato mostra que o presidente do PT, Rui Falcão, cobrou o então ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, por uma reação do governo sobre o pedido de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva feito pelo Ministério Público de São Paulo.

“Alguma iniciativa vocês precisam tomar. Porque tá na mão de uma juíza da quarta vara que não sabe quando toma a decisão”, diz Rui Falcão em trecho do áudio divulgado ontem.

Em outro trecho, Falcão pergunta: “Se nomear ele hoje, o que que acontece?” Wagner responde: “Aí não sei, eu tô por fora.”

Na quarta-feira, foi divulgada conversa telefônica entre o ex-presidente e a presi- dente Dilma Rousseff, na qual ela diz que encaminhar­á a ele o “termo de posse” de ministro. Investigad­ores apontam indícios de que o governo, ao nomear Lula ministro, agiu para protegê-lo de eventual prisão.

Em outro trecho, o então ministro da Casa Civil, Wagner diz: “Eu acho que tem que ficar cercado em torno do prédio dele e sair na porrada, Rui”. Rui então afirma: “Tem nada”. Wagner rebate: “Não, tudo bem, ué? Mas tem que cercar tudo”. No diálogo, Falcão ainda pede ao ministro para “alertar a presidente”.

Ontem, após o áudio se tornar público, Jaques Wagner criticou a divulgação do teor da conversa. “É imprescind­ível afirmar que a gravação foi baseada em um grampo ilegal, uma vez que nem o presidente do PT [Rui Falcão] e nem eu somos alvos de investigaç­ão”, disse. “A divulgação deste diálogo caracteriz­a mais um claro desrespeit­o à Constituiç­ão e ao Estado de Direito.”

Rui Falcão:

Oi, Jaques. O louco do Conserino* aqui pediu a preventiva do Lula.

Jaques Wagner:

(...) Alguma iniciativa vocês precisam tomar. Porque tá na mão de uma juíza da 4ª vara* que não sabe quando toma decisão, mas pode tomar decisão hoje. Nós...

RF:

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil