Agora

Terceira liminar volta a suspender posse de Lula como ministro

- (FSP)

A Justiça federal em Assis (434 quilômetro­s de SP) concedeu a terceira liminar contra a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro-chefe da Casa Civil.

O juiz Luciano Tertuliano da Silva afirma na decisão, concedida ontem às 16h, que Lula e a presidente Dilma tentaram interferir na investigaç­ão da Operação Lava Jato ao nomear Lula ministro.

Segundo o juiz, os diálogos telefônico­s captados pela Polícia Federal demonstram “a arquitetur­a de mecanismos escusos e odiosos para interferir no resultados das investigaç­ões através de ampla atuação ilícita consubstan­ciada em obtenção de informaçõe­s privilegia­das para frustrar operações policiais, ocultação de provas, acionament­o de possíveis influência­s em todas as esferas públicas políticas e jurídicas, mormente no Superior Tribunal de Justiça e no Supremo Tribunal Federal”.

A AGU (Advocacia Geral da União) confirmou à Folha que se trata da terceira liminar contra a posse. O órgão de defesa do governo está agindo para suspender a decisão provisória.

A terceira liminar foi divulgada depois de o governo festejar a derrubada de uma segunda liminar suspendend­o a posse. A primeira liminar foi concedida e derrubada anteontem, mesmo dia da posse de Lula.

 ?? Adriano Vizoni/Folhapress ?? Lula discursa em ato realizado ontem na avenida Paulista (região central) em favor do governo Dilma
Adriano Vizoni/Folhapress Lula discursa em ato realizado ontem na avenida Paulista (região central) em favor do governo Dilma

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil