Agora

Quem grampeia presidente em outros países vai preso, diz Dilma

- (FSP)

Em sua primeira viagem após o acirrament­o da crise, a presidente Dilma Rousseff criticou ter tido sua conversa com Lula divulgada e afirmou que, em outros países, quem faz isso é preso.

“Essa conversa apareceu gravada, grampeada, e aí é um fato grave. Grampo na Presidênci­a da República ou para qualquer um de vocês não é algo lícito. É ilícito. E é previsto como crime na legislação. O grampo à minha pessoa não é por ser eu, Dilma, é por eu ser presidenta”, afirmou ela, em cerimônia de entrega de unidades habitacion­ais em Feira de Santana (BA) pelo programa Minha Casa, Minha Vida.

Segundo ela, o cargo de presidente não é passível de grampo e a medida fere a Lei de Segurança Nacional. “Em muitos lugares do mundo, quem grampear um presidente vai preso. Se não tiver autorizaçã­o judicial da Suprema Corte. Vou dar um exemplo: grampeia o presi- dente da República nos Estados Unidos e veja o que acontece com quem grampear. É por isso que eu vou tomar todas as providênci­as cabíveis nesse caso.”

“Nem presidente da República pode grampear sem autorizaçã­o. Esse é o exem- plo do presidente Nixon, dos Estados Unidos, que grampeava todo mundo que entrava na sala dele, e todos os telefonema­s que eram feitos para ele. A Suprema Corte mandou ele entregar todos os grampos e proibiu ele de grampear”, continuou.

 ?? Roberto Stuckert Filho/Presidênci­a Brasileira/AFP ?? A presidente Dilma durante a cerimônia de entrega de unidades habitacion­ais em Feira de Santana (BA)
Roberto Stuckert Filho/Presidênci­a Brasileira/AFP A presidente Dilma durante a cerimônia de entrega de unidades habitacion­ais em Feira de Santana (BA)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil