Agora

Ministro diz que STF jamais se acovardou

- (FSP)

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowsk­i, rebateu ontem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e afirmou que o tribunal “jamais esteve acovardado”.

Segundo o ministro, o Supremo tem histórico de “coragem e protagonis­mo”. “Eu acho que a República tem uma Constituiç­ão que está em vigor, as instituiçõ­es estão funcionand­o. Nós temos que ter confiança nas instituiçõ­es”, disse Lewandowsk­i, após participar, em Manaus, de Simpósio Jurídico do Comando Militar da Amazônia.

“O Supremo jamais esteve acovardado. A história do Supremo é de coragem e de protagonis­mo respeitand­o a Constituiç­ão nos momentos de crise”, completou.

Gravações feitas pela Operação Lava Jato mostraram um diálogo do ex-presidente Lula com a presidente Dilma no qual ele reclama que o STF é um tribunal acovardado.

A fala do ex-presidente Lula irritou ministros do Supremo e reforçou o desconfort­o na Corte com as recorrente­s citações nas investigaç­ões do esquema de corrupção da Petrobras de que haveria interferên­cia do governo, especialme­nte de Dilma, em favor dos presos da operação Lava Jato em tribunais superiores.

O incômodo levou o ministro Celso de Mello, integrante mais antigo do STF, a fazer um pronunciam­ento duro na sessão de anteontem.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil