Agora

Pesquisa detecta zika em grávidas sem sintomas

- (FSP)

Jundiaí O resultado preliminar de uma pesquisa realizada no Hospital Universitá­rio de Jundiaí (58 km de SP) indicou a presença do vírus da zika em 82% das grávidas de um grupo que não apresentav­a sintoma da doença.

A proposta é acompanhar as mulheres ao longo do tempo para entender a evolução da doença e calcular os riscos de complicaçõ­es, como a microcefal­ia no feto. O vírus foi encontrado em 40 de 49 gestantes examinadas.

O estudo começou há 19 dias e os resultados devem ser vistos com cautela, diz o coordenado­r Saulo Duarte, professor de pediatria da Faculdade de Medicina de Jundiaí. As análises foram feitas em parceria com a USP e, dado o alto índice de infecção, ainda devem ser repetidas para decidir se deve haver alguma mudança no estudo.

Os dados foram anunciados ontem, em um simpósio sobre zika promovido pelo Instituto de Infectolog­ia Emilio Ribas, em São Paulo.

Outra variante do estudo que deve ser levada em conta é que o grupo examinado é composto por mulheres em alto risco gestaciona­l (que sofrem com diabetes, por exemplo). Não se sabe, por exemplo, se o vírus pode agir diferentem­ente nelas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil