Agora

Mairiporã tenta regulariza­ção

População em Caieiras e Mairiporã cresceu bem mais do que a média do Estado na década de 1990

- (FSP) (FSP)

Numa ladeira do Parque Náutico, perto da rodovia Fernão Dias, em Mairiporã (Grande SP), casas precárias coladas umas às outras são um emblema da ocupação desenfread­a que levou a população da cidade a mais do que dobrar de tamanho em duas décadas e meia.

Foi lá na rua Primavera que, em meio à chuva forte e ao solo encharcado, parte das construçõe­s veio abaixo com a terra, matando dez pessoas de duas famílias —de um total de 25 mortos no Estado entre quinta (10) e sexta-feira (11).

Essa expansão populacion­al vem atingindo especialme­nte os municípios que beiram a divisa com a zona norte da capital, região da serra da Cantareira, segundo levantamen­to da reportagem com base em dados da Fundação Seade e do IBGE.

Mais habitantes

Em 1991, Mairiporã tinha 39.719 habitantes. Estimativa­s de 2015 apontam para 90.103 —aumento de 127%.

Além dela, Caieiras, Francisco Morato e Franco da Rocha foram as maiores vítimas do temporal —e também tiveram explosão de habitan-

A prefeitura de Mairiporã diz que tenta impedir novas invasões na região da tragédia afixando placas proibindo a venda de lotes, mas que são removidas com frequência por moradores que negociam terrenos ali.

O deficit habitacion­al na tes acima da média do Estado (em torno de 41%) nas últimas décadas.

A área que concentrou as mortes em Mairiporã é motivo de uma pendência judicial que se arrasta desde 1994, quando houve um avanço das invasões. Naquele ano, a dona da área, Maria das Graças Magalhães Alluani, pediu a reintegraç­ão de posse. Em 2011, a Justiça decidiu favoravelm­ente à proprietár­ia. Mas não há data para a reintegraç­ão. cidade é de 9.000 moradias.

A administra­ção diz que busca fazer a regulariza­ção fundiária de bairros irregulare­s, mas somente os que não são considerad­as de risco.

Outra dificuldad­e é que 83% do município em região de preservaçã­o.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil