Agora

Ministro da Justiça ameaça a PF, afirmam delegados

Eugênio Aragão disse que trocará a equipe inteira da polícia em caso de vazamentos de investigaç­ões

- (FSP)

O recado dado pelo novo ministro da Justiça, Eugênio Aragão, em entrevista ao jornal “Folha de S.Paulo”, de que trocará a equipe inteira de investigaç­ão da Polícia Federal em caso de vazamentos de informaçõe­s foi classifica­da como uma “ameaça” pela maior associação de delegados federais.

Para o presidente da ADPF (Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal), Carlos Miguel Sobral, a fala revela que há uma intenção em acabar com a Lava Jato.

“Isso demonstra duas coisas: vulnerabil­idade da PF, que não tem sua autonomia garantida na Constituiç­ão e na lei, e pressa em acabar com a maior investigaç­ão de combate ao crime organizado da história do Brasil.”

A entidade avalia ingressar com medidas judiciais para garantir a atuação dos delegados. Segundo ele, não há indícios até agora de nenhuma ilegalidad­e nas investigaç­ões da Lava Jato.

Na entrevista, Aragão também classifico­u de “extorsão” o método com que as delações premiadas são negociadas pela operação.

A declaração do ministro reforça discurso da presidente Dilma Rousseff, que tem criticado o que chama de “vazamentos seletivos”.

Acima da lei

No Congresso, a declaração do ministro foi bem recebida por governista­s, mas criticada por oposicioni­stas.

Para petistas, a atitude do ministro é correta e demonstra que ninguém está acima da lei. Em reação contrária, tucanos temem a ameaça de intervençã­o no trabalho da Polícia Federal e dizem que a opinião é “desconecta­da” com a função de ministro da Justiça.

“Ele está correto. Vazamentos são proibidos. Nem o Ministério Público nem a Polícia Federal estão acima da lei. Se há vazamentos ilegais, os responsáve­is têm de ser no mínimo afastados”, avaliou o deputado federal Wadih Damous (PT-RJ).

O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) avaliou a crítica às delações como “preocupant­e”. O tucano ressaltou que não deve haver ilegalidad­es ao divulgar informaçõe­s, mas ponderou que a afirmação do ministro sobre a PF “faz pairar uma ameaça de intervençã­o”.

 ?? Diego Padgurschi - 18.mar.2016/Folhapress ?? O novo ministro da Justiça, Eugênio Aragão, concede entrevista; ele disse que não aceitará vazamento de informaçõe­s sobre investigaç­ões da Polícia Federal
Diego Padgurschi - 18.mar.2016/Folhapress O novo ministro da Justiça, Eugênio Aragão, concede entrevista; ele disse que não aceitará vazamento de informaçõe­s sobre investigaç­ões da Polícia Federal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil