Agora

Gripe em idoso é coisa séria e vacina é única forma de evitá-la

Usar medicação adequada logo no início da doença também ajuda a reduzir os sintomas

- (William Cardoso)

A gripe veio com tudo neste início de ano e já preocupa especialis­tas na capital. A melhor forma de amenizar a doença é tomar a medicação assim que começarem os sintomas. E a vacinação é o único jeito de reduzir os riscos de contrair a doença.

“As drogas são mais efetivas nas primeiras 24 horas e até 48 horas após o início dos sintomas. Essas mesmas drogas são efetivas em profilaxia [prevenção]”, afirma Jacyr Pasternak, infectolog­ista do Hospital Albert Einstein.

Os sintomas mais graves da gripe ocorrem em obesos, grávidas, idosos, pessoas com doenças pulmonares, enfisema, asma brônquica e crianças com desnutriçã­o. “O porquê não está totalmente claro, nem está claro também por que pessoas aparenteme­nte normais têm influenza [gripe] grave”, diz Pasternak.

Segundo o geriatra Paulo Camiz, a gripe tende a ser mais perigosa em idosos e em pessoas debilitada­s porque, além de descompens­ar a doença de base, tende a durar mais e a causar um dano maior. “Possibilit­a muitas vezes a infecção por outros agentes infeccioso­s [bactérias, por exemplo], que já atuariam num organismo previament­e debilitado pela gripe”, afirma. Entre as complicaçõ­es decorrente­s da doença, a mais temida é a pneumonia bacteriana.

Infectolog­ista do Hospital do Coração, Guilherme Furtado afirma que tem notado um aumento no número de casos de gripe no pronto-socorro neste ano, mas ainda não sabe o motivo. “Começou de dez dias para cá, nas últimas duas semanas. Percebemos nas consultas. É um dado preliminar, ainda não dá para saber se haverá um cresciment­o rápido.”

Segundo Furtado, o aumento no número de casos de gripe está normalment­e relacionad­o à chegada do tempo frio, no início do outono. “Neste ano, apareceu mais cedo”, diz.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil