Agora

Taxistas circulam sem tabela no 1ª dia de tarifa úniicca

Ela deve ser usada para atualizar valores cobrados no Táxi Preto e nos serviços especial e luxo

- (Graziele Oliveira)

Taxistas da capital circularam ontem, primeiro dia da tarifa única para todas as categorias, sem a tabela de conversão de preços. Ela é obrigatóri­a enquanto os taxímetros dos veículos não forem atualizado­s. Desde ontem, o valor da tarifa é o mesmo para os táxis comuns, o Táxi Preto, os rádio-táxis, os especiais e luxo.

Portaria da Secretaria Municipal dos Transporte­s publicada no “Diário Oficial” da Cidade no sábado trouxe as tabelas de conversão para os serviços de Táxi Preto, especial e luxo. Com ela, se pode atualizar o valor do taxímetro pela nova tarifa. Desde ontem, todos os serviços cobram a tarifa do táxi comum (veja quadro). Os veículos devem ter uma tabelas na janela e outra para consulta dos passageiro­s. Sem elas, podem ser multados.

Marcos Lima, 51 anos, há 11 anos na rádio-táxi Vermelho e Branco, circulou parte do dia sem a tabela. “Vou pegá-la depois do meio-dia no ponto, em Congonhas. Soube pelos colegas que só estaria disponível depois desse horário”, disse. A solução dele foi usar a calculador­a e dar um desconto de 22% aos passageiro­s.

Na mesma situação estava Marcia Oliveira, 47 anos, há quatro meses dirigindo o Táxi Preto. Ela disse que na terçafeira foi ao sindicato para se informar sobre a distribuiç­ão da tabela, sem sucesso. “Rodei hoje com medo de ser multada. Assim que apareceu uma corrida aqui perto do sindicato vim buscar. Amanhã não queria circular sem isso”, diz. Ela também usou a calculador­a. “Fiz a conta e mostrei para os clientes, mas todos pagaram o que estava no taxímetro e alguns me deram gorjeta.”

Plácido Júnior, 28 anos, motorista de Taxi Preto há cinco meses, também rodou ontem sem as tabelas na janela e para consulta. “Me mandaram uma foto dela pelo WhatsApp em um grupo de taxistas e estou mostrando aos passageiro­s, mas amanhã já devo estar com ela”, disse.

 ?? Rubens Cavallari/Folhapress ?? Plácido Júnior, 28 anos, motorista de Taxi Preto, usou uma tabela que recebeu pelo WhatsApp, mas não tinha a da janela nem a para consulta dos passageiro­s
Rubens Cavallari/Folhapress Plácido Júnior, 28 anos, motorista de Taxi Preto, usou uma tabela que recebeu pelo WhatsApp, mas não tinha a da janela nem a para consulta dos passageiro­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil