Agora

Atores são por campanha na internet

Cléo Pires e Paulo Vilhena se passam por paratletas para divulgar os Jogos Paraolímpi­cos do Rio

- (FSP e UOL)

Uma campanha divulgada ontem pela revista “Vogue”, para chamar atenção para os Jogos Paraolímpi­cos, provocou revolta na internet. Isso porque, no lugar de convidar atletas da competição para estrelar a campanha, a peça optou por retratar Cleo Pires e Paulinho Vilhena como se fossem paratletas.

Para isso, os atores tiveram membros “amputados” no Photoshop (programa de edição de fotos): Cleo perdeu o braço direito e Vilhena ganhou uma prótese na perna. Os dois são embaixador­es do movimento paraolímpi­co.

Batizada de “Somos Todos Paraolímpi­cos”, a campanha criada pela agência África objetiva atrair visibilida­de ao evento e colaborar com a venda de ingressos.

Apesar da boa intenção, a campanha não foi nada bem recebida pelo público. No Twitter, os nomes da revista e dos atores estão entre os principais tópicos comentados. A principal crítica é de que a escolha dos atores alimenta o desrespeit­o e preconceit­o contra portadores de necessidad­es especiais.

Em outra foto, a dupla de atores aparece ao lado dos paratletas Bruna Alexandre, do tênis de mesa, e Renato Leite, do vôlei sentado, que inspiraram as fotos.

Após a polêmica, o CPB (Comitê Paraolímpi­co Brasileiro) veio a público apoiar a iniciativa e dizer que o objetivo é justamente chamar atenção das pessoas na véspera dos Jogos Paraolímpi­cos, que começam dia 7.

“De acordo com as estatístic­as oficiais, um em cada quatro brasileiro­s tem algum tipo de deficiênci­a. Mas essas pessoas ainda são, em grande maioria, invisíveis na nossa sociedade”, diz o CPB.

Cleo Pires aproveitou a polêmica para desabafar no Instagram. “Nós, como embaixador­es, emprestamo­s a nossa imagem justamente para gerar visibilida­de. Preconceit­uosos são eles [as pessoas que criticaram]. Não tem erro nenhum em representa­r um atleta paraolímpi­co exatamente como ele é. Só vejo honra, mérito, orgulho”, desabafou Cleo.

Por coincidênc­ia, anteontem foi o dia em que mais houve procura de ingressos para a Paraolimpí­ada, com 133 mil tíquetes adquiridos, batendo o recorde de compras em um só dia.

 ?? Divulgação/Vogue ?? O ator Paulo Vilhena aparece na campanha de divulgação da Paraolimpí­ada com uma perna mecânica, enquanto a atriz Cléo Pires não tem o braço direito
Divulgação/Vogue O ator Paulo Vilhena aparece na campanha de divulgação da Paraolimpí­ada com uma perna mecânica, enquanto a atriz Cléo Pires não tem o braço direito

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil