Agora

Polícia Federal investiga fraude

- (FSP)

A Polícia Federal promoveu ontem uma operação contra uma quadrilha suspeita de fraudes em licitações e desvios de recursos públicos cedidos pelo Ministério do Esporte a confederaç­ões esportivas. Cerca de 20 convênios são investigad­os com desvios que, segundo investigaç­ões, chegariam a R$ 30 milhões.

A ação acontece em conjunto com o Ministério Público Federal e a CGU (Controlado­ria Geral da União).

A Operação Nemeus cumpriu um mandado de prisão preventiva, contra Sérgio Borges, dono da empresa SB Marketing; quatro de condução coercitiva e oito de busca e apreensão, nas confederaç­ões brasileira­s de Tiro Esportivo e Taekwondo.

Borges, que também é exdiretor da CBV (Confederaç­ão Brasileira de Vôlei), é dono da empresa considerad­a cabeça da fraude que desvia verbas das confederaç­ões.

Além disso, há uma notificaçã­o judicial de afastament­o do presidente da Confederaç­ão de Taekwondo, Carlos Fernandes. Os mandados foram cumpridos no Rio de Ja- neiro, Belo Horizonte, Manaus e Caxias do Sul.

As investigaç­ões indicam que a quadrilha vem fraudando licitações com documentos falsos. Assim fazem contrataçõ­es de pessoas e compras por preços acima dos praticados no mercado.

O Ministério do Esporte disse em nota enviada para a “Folha de S.Paulo”, em julho, que identifico­u “irregul aridades no convênio 761.166/2011, celebrado com a Confederaç­ão Brasileira de Taekwondo, e colabora com as investigaç­ões”.

 ?? CBTKD/Divulgação ?? Carlos Fernandes não dirige mais o taekwondo
CBTKD/Divulgação Carlos Fernandes não dirige mais o taekwondo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil