Agora

Mortes em atropelame­ntos crescem nas ruas da capital

Segundo o Infosiga, 53 pessoas morreram atropelada­s no mês passado, número maior que a média

- (Regiane Soares)

Os atropelame­ntos foram os responsáve­is pelo aumento do número de mortes no trânsito da capital em agosto deste ano. Segundo dados do sistema Infosiga, divulgados pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, das 103 mortes registrada­s no mês passado, 53 foram atropelame­ntos.

O número é maior do que a média registrada nos sete primeiros meses do ano. De janeiro a julho, foram 30 mortes por atropelame­ntos por mês, em média. Já no ano passado, foram 39 mortes por atropelame­ntos por mês, em média.

Os dados do Infosiga também mostram aumento no número de mortes por choque (batida em algo parado). Foram 19 registrada­s em agosto, enquanto que a média de janeiro a julho foi de 12,85 por mês. Já em 2015, a média, por mês, era de 11,66 mortes por choque.

Além dos pedestres, os dados também mostram que os motociclis­tas são as princi- pais vítimas do trânsito da capital. Foram 31 mortes de motociclis­tas em agosto passado. O número é maior do que a média mensal de 24,57 mortes de motociclis­tas registrada­s de janeiro a julho. Já em 2015, foram 29,58 mortes de motociclis­tas, em média, por mês.

Não é possível fazer comparação com o número de mortes em agosto de 2015 porque o relatório anual do Infosiga, por perfil das vítimas, não está disponível por mês, apenas o total do ano. Os dados são baseados em boletins de ocorrência.

Os dados se opõem ao discurso do prefeito Fernando Haddad (PT), candidato à reeleição, de que a redução de velocidade nas marginais Tietê e Pinheiros e em outros pontos da cidade reduziu as mortes no trânsito.

A redução de velocidade nas marginais, colocada em prática em julho do ano passado pela gestão Haddad, tem sido um dos principais temas da campanha.

Os candidatos a prefeito João Doria (PSDB), Marta Suplicy (PMDB) e Celso Russomanno (PRB) já se compromete­ram em aumentar a velocidade aos limites anteriores à redução.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil